últimas notícias

Acervo

Foz do Iguaçu e as maravilhosas cataratas

Uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu somam 275 quedas d'água e são o principal atrativo de Foz do Iguaçu Por Priscila Freitas De São Paulo

Eleitas pelo site Expedia como "um dos destinos que merecem ser visitados", as Cataratas do Iguaçu foram consideradas a melhor atração turística do Brasil pelo TripAdvisor e o único ponto turístico brasileiro a ser incluído do Guia de Viagem da Revista Forbes. Esse é um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu, cidade localizada na tríplice fronteira com Paraguai e Argentina e, por isso, está próxima a centros de compras, restaurantes e cassinos. Segundo a agência de Viagens CVC, o lugar conta com atrações grandiosas como a Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em geração de energia, o Parque das Aves e passeios cheios de adrenalina, como o Macuco Safári. E ainda dá para conhecer mais os países vizinhos atravessando as cidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, pela posição estratégica que ocupa, a cidade lidera uma nova metrópole regional. Em um raio de 170 quilômetros a partir de Foz do Iguaçu, incluindo os três países, vivem hoje aproximadamente 2 milhões de habitantes. Desses, 1 milhão e 200 mil vivendo na região Oeste do Paraná. Dessa forma, consolida-se como importante destino emissor de turistas nacionais e internacionais. Além das Cataratas, um dos atrativos da região é o Parque das Aves, que conta com cerca de 1300 aves de 143 espécies. I Parque nasceu da ideia de acolher, tratar e proteger aves resgatadas de situações de maus tratos e comércio ilegal. O plano funcionou e esse o local foi integrado à mata, ampliando as suas atribuições, ao mesmo tempo que conquistava os visitantes e era adotado pelos moradores da região.

Hoje, além de dezenas de recintos, o Parque das Aves tem três grandes viveiros de imersão. Isto é, ambiente nos quais o turista entra em contato direto e pode interagir com diversas espécies. No Viveiro Floresta, aves da Mata Atlântica. No Viveiro Pantanal, aves adaptadas ao ambiente aquático. No Viveirão das Araras, você pode ter a experiência de admirar os voos rasantes e sentir o bater de asas de mais de 90 araras.

Crescimento do turismo

O movimento de turistas continua em crescimento neste primeiro trimestre do ano em Foz do Iguaçu. É o que aponta os números divulgados pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Além da unidade de conservação, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, Marco das 3 Fronteiras e Parque das Aves também registraram alta no movimento. O PNI contabilizou em março a visita de 158.084 pessoas. No mesmo período do ano passado 142.675 visitaram uma das 7 Maravilhas da Natureza. O acréscimo de 15.409 pessoas representa um crescimento de aproximadamente 11% no movimento. Os brasileiros representaram pouco mais de 50% do turismo em Foz no mês de março.

Conheça as curiosidades de Foz do Iguaçu

Um dos destinos mais procurados pelo brasileiro é Foz do Iguaçu. O contato com a natureza, beleza, paisagens e a energia, faz desse lugar único e tem que contar na listinha de viagem de qualquer turista. O Hotel Urbano separou algumas curiosidades do local:

1 - O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.

2 - O primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu foi o desbravador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542. Encantado com a beleza das águas, as batizou de "Cachoeiras de Santa Maria".

3 - Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo.

4 - No lado brasileiro, é possível visitar as cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú.


NÃO DEIXE DE CONHECER


turismo foz do igua u usina de itaip cred jantroyka 7660Usina de Itaipu: Obra de brasileiros e paraguaios, a Usina é considerada uma das Maravilhas da Engenharia Moderna, com energia limpa.
(Foto: Rodrigo M. Nunes)



turismo museu de cera foz do igua u cred junot 7662Museu de Cera: Uma das atrações do Dreamland Foz, em Foz do Iguaçu, conta com figuras como, Donald Trump, Ayrton Senna e Juan Manuel Fangio; além de cinco personagens que vão mexer com imaginário infantil nestas férias: Thanos, Shrek, Minion Bob e os irmãos Pig, Peppa e George.
(Foto: Valmir de Abreu Braz Júnior)



turismo foz do igua u parque da aves cred rm nunes 7658Parque das Aves: O local conta com cerca de 1300 aves de 143 espécies, entre elas estão: flamingos, tucanos, papagaios, corujas, araras, seriemas, jandaias, harpias, beija-flores e muitas outras.
(Foto: Iuliia Timofeeva)

Tops da Gazeta