Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sexta, 26 Abril 2019 22:31

Foz do Iguaçu e as maravilhosas cataratas

Uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu somam 275 quedas d'água e são o principal atrativo de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu está na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, no centro geográfico do Mercosul Foz do Iguaçu está na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, no centro geográfico do Mercosul Rodrigo M. Nunes
Por Priscila Freitas
De São Paulo

Eleitas pelo site Expedia como "um dos destinos que merecem ser visitados", as Cataratas do Iguaçu foram consideradas a melhor atração turística do Brasil pelo TripAdvisor e o único ponto turístico brasileiro a ser incluído do Guia de Viagem da Revista Forbes. Esse é um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu, cidade localizada na tríplice fronteira com Paraguai e Argentina e, por isso, está próxima a centros de compras, restaurantes e cassinos. Segundo a agência de Viagens CVC, o lugar conta com atrações grandiosas como a Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em geração de energia, o Parque das Aves e passeios cheios de adrenalina, como o Macuco Safári. E ainda dá para conhecer mais os países vizinhos atravessando as cidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, pela posição estratégica que ocupa, a cidade lidera uma nova metrópole regional. Em um raio de 170 quilômetros a partir de Foz do Iguaçu, incluindo os três países, vivem hoje aproximadamente 2 milhões de habitantes. Desses, 1 milhão e 200 mil vivendo na região Oeste do Paraná. Dessa forma, consolida-se como importante destino emissor de turistas nacionais e internacionais. Além das Cataratas, um dos atrativos da região é o Parque das Aves, que conta com cerca de 1300 aves de 143 espécies. I Parque nasceu da ideia de acolher, tratar e proteger aves resgatadas de situações de maus tratos e comércio ilegal. O plano funcionou e esse o local foi integrado à mata, ampliando as suas atribuições, ao mesmo tempo que conquistava os visitantes e era adotado pelos moradores da região.

Hoje, além de dezenas de recintos, o Parque das Aves tem três grandes viveiros de imersão. Isto é, ambiente nos quais o turista entra em contato direto e pode interagir com diversas espécies. No Viveiro Floresta, aves da Mata Atlântica. No Viveiro Pantanal, aves adaptadas ao ambiente aquático. No Viveirão das Araras, você pode ter a experiência de admirar os voos rasantes e sentir o bater de asas de mais de 90 araras.

Crescimento do turismo

O movimento de turistas continua em crescimento neste primeiro trimestre do ano em Foz do Iguaçu. É o que aponta os números divulgados pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Além da unidade de conservação, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, Marco das 3 Fronteiras e Parque das Aves também registraram alta no movimento. O PNI contabilizou em março a visita de 158.084 pessoas. No mesmo período do ano passado 142.675 visitaram uma das 7 Maravilhas da Natureza. O acréscimo de 15.409 pessoas representa um crescimento de aproximadamente 11% no movimento. Os brasileiros representaram pouco mais de 50% do turismo em Foz no mês de março.

Conheça as curiosidades de Foz do Iguaçu

Um dos destinos mais procurados pelo brasileiro é Foz do Iguaçu. O contato com a natureza, beleza, paisagens e a energia, faz desse lugar único e tem que contar na listinha de viagem de qualquer turista. O Hotel Urbano separou algumas curiosidades do local:

1 - O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.

2 - O primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu foi o desbravador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542. Encantado com a beleza das águas, as batizou de "Cachoeiras de Santa Maria".

3 - Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo.

4 - No lado brasileiro, é possível visitar as cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú.


NÃO DEIXE DE CONHECER


turismo foz do igua u usina de itaip cred jantroyka 7660Usina de Itaipu: Obra de brasileiros e paraguaios, a Usina é considerada uma das Maravilhas da Engenharia Moderna, com energia limpa.
(Foto: Rodrigo M. Nunes)



turismo museu de cera foz do igua u cred junot 7662Museu de Cera: Uma das atrações do Dreamland Foz, em Foz do Iguaçu, conta com figuras como, Donald Trump, Ayrton Senna e Juan Manuel Fangio; além de cinco personagens que vão mexer com imaginário infantil nestas férias: Thanos, Shrek, Minion Bob e os irmãos Pig, Peppa e George.
(Foto: Valmir de Abreu Braz Júnior)



turismo foz do igua u parque da aves cred rm nunes 7658Parque das Aves: O local conta com cerca de 1300 aves de 143 espécies, entre elas estão: flamingos, tucanos, papagaios, corujas, araras, seriemas, jandaias, harpias, beija-flores e muitas outras.
(Foto: Iuliia Timofeeva)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado