últimas notícias

Acervo

Aventura e belas paisagens no sertão

A Chapada Diamantina é formada por 57 cidades e opção para quem está busca um turismo com belas paisagens Por Priscila Freitas De São Paulo

Se está em busca de um destino diferente, a opção é a Chapada Diamantina, localizada no sertão da Bahia. O lugar é um destino imperdível para quem gosta de um contato mais próximo com a natureza, longe da agitação das grandes metrópoles. Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, a região abriga algumas das mais impressionantes paisagens do Brasil, com cânions, grutas, cachoeiras, morros e trilhas, além de cidadezinhas coloniais surgidas na época do garimpo.

Cair de amores pela região não é difícil, mas requer um bom planejamento, já que o local conta com muitos atrativos e é impossível conhecer tudo em um período curto. Ficou com vontade de ir? O ViajaNet, agência de viagens online, selecionou alguns passeios imperdíveis para fazer por lá.

Os poços de águas cristalinas são cartões-postais conhecidos da Chapada Diamantina. E os dois principais são o Poço Azul e o Poço do Encantado. Cada uma dessas cavernas oferece ao viajante experiências diferentes. No Poço Encantado, o objetivo do passeio é apenas observar o fenômeno provocado pelo encontro da luz solar com o lago existente no interior da gruta, ao passo que, no Poço Azul, é possível entrar em suas águas cristalinas.

Localizada nos arredores de Iraquara, está a Gruta da Pratinha, conectada à lagoa de mesmo nome. As águas de sua piscina natural estão entre as mais cristalinas do mundo, além de ter composição calcária do leito do rio.

Conheça mais a Chapada Diamantina

A Chapada nem sempre foi uma imponente cadeia de serras. Há cerca de um bilhão e seiscentos milhões de anos atrás, iniciou-se a formação da bacia sedimentar do espinhaço, onde rios, ventos e mares desempenharam o papel dos agentes modificadores daquela paisagem. As inúmeras camadas de arenitos, conglomerados, e calcários, hoje expostos na Chapada Diamantina, representam as atividades destes agentes ao longo do tempo geológico. Nas ruas e calçadas das cidades da Chapada, lajes de superfícies onduladas revelam a ação dos ventos e das águas que passavam sobre areais antigos. A Chapada Diamantina apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1.200m acima do nível do mar. A serra da Chapada abrange uma área aproximada de 38.000 km², representando 7% da área total do Estado da Bahia.


NÃO DEIXE DE CONHECER


turismo cidade hist rica chapada diamantina cred gervanioweb 9639Cidade Histórica de Lençóis: Lençóis serve como porta de entrada para desbravar a Chapada Diamantina. Seu centro histórico preservado, proveniente da extração de diamantes, no século 19, a torna uma das cidades coloridas para visitar ao redor do mundo.
(Foto: Gervanioweb)



turismo vista morro pai in cio chapada diamantina cred marco ramerini 9643Morro do Pai Inácio: De acesso relativamente fácil, a subida até o morro percorre uma trilha de cerca de 500 metros em aproximadamente 20 minutos de caminhada o que fará o turista perder o fôlego. A qualquer hora do dia, o turista poderá procurar o coração de pedra que simboliza a região. O ideal é chegar ao seu topo ao final da tarde para ver o pôr-do-sol.
(Foto: Marco Ramerini)



turismo gruta azul chapada diamantina cred sthel 9641Gruta da Pratinha: Localizada nos arredores de Iraquara, a Gruta da Pratinha, tem a piscina natural que está entre as mais cristalinas do mundo. Sua composição calcária do leito do rio garante uma mistura de cores.
(Foto: Sthel)

Tops da Gazeta