últimas notícias

Acervo

São Roque para toda a família

Conhecida como a cidade do vinho, a região também conta com gastronomia, locais históricos e estação de esqui Por Priscila Freitas De São Paulo

Quem está em busca de uma cidade próxima a São Paulo para fazer um passeio "bate e volta" pode visitar São Roque, que fica a 65 quilômetros - em torno de uma hora - da Capital e oferece opções de passeio para toda a família. Além do tradicional Roteiro do Vinho, restaurantes com culinária de diversos países, prédios históricos, centros de compras e estação de esqui, há também trilhas que proporcionam contato com a natureza.

"O município tem lugares para todos os gostos, desde os amantes da natureza até aqueles que querem comprar produtos caseiros de qualidade ou buscam produtos de vestuário e acessórios com preços acessíveis", afirma Tulio Patto, presidente do Roteiro do Vinho. Com dias quentes e ensolarados na primavera e no verão, a cidade ganha um pouco do "friozinho" europeu no outono e no inverno, quando geadas podem acontecer.

Confira sugestões de lugares para conhecer São Roque:

Vila Don Patto

Centro gastronômico criado em 2010 com o objetivo de eternizar as origens portuguesas e italianas da família, que se instalou na cidade em 1912. Assim, o local dispõe do La Pasta, restaurante italiano, cujo carro-chefe é o Menu Degustação com nove tipos de massas e três de risotos e o restaurante português Don Patto, onde o cardápio tem diversas opções de pratos tradicionais do país, com destaque para o Bacalhau no Pão Português.

Centro Cultural Brasital

O Centro Cultural Brasital é composto por prédios que abrigaram uma das primeiras indústrias têxteis de São Paulo no fim do século XIX. Atualmente, eles abrigam a biblioteca pública um centro cultural, onde são oferecidos cursos de música, teatro, dança, entre outras.

Ski Mountain Park

O local une esportes radicais com uma encantadora paisagem. No complexo radical, estão disponíveis atividades como arvorismo, passeios a cavalo por trilhas ecológicas, paintball, tobogã, arco e flecha e a maior atração: as pistas de esqui e snowboard - uma delas, recém inaugurada, tem mais de 3 mil metros quadrados e 400 metros de comprimento, sendo a maior do Brasil. (Priscila Freitas)


São Roque se consagra como melhor Turismo Rural de São Paulo

Em maio, a cidade de São Roque se consagrou como o melhor roteiro de Turismo Rural de São Paulo, disputando com mais de 400 cidades. A premiação aconteceu na Assembleia Legislatva do Estado. Na primeira etapa da competição, a cidade foi classificada entre as 39 finalistas na categoria geral e as três mais importantes no segmento rural. Na etapa final, concorreu ao título de campeã com Águas de Lindoia de Paranapanema, sendo vitoriosa.

"É com enorme felicidade que trazemos esse prêmio para nossa casa, a nossa São Roque. É muito bom ver o reconhecimento aos esforços de todos, incluindo poder público e iniciativa privada", disse o Diretor do Departamento de Turismo, Márcio Feltrin. O prefeito Cláudio Góes comentou a satisfação ao ver São Roque destacada e premiada. "É uma vitória de todos. São Roque é linda, é agradável, é admirável e merece estar no topo, como está hoje. Esse mérito é de todos", comemorou.

A classificação veio por conta do prêmio Top Destinos Turísticos, uma iniciativa da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do Skål Internacional São Paulo. Os municípios foram objeto de avaliação por comissão julgadora.


NÃO DEIXE DE CONHECER


roteiro do vinho divulgacao 12459Roteiro do Vinho: O lugar é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Não é preciso pagar para acessar o local e o roteiro pode ser feito de carro. Além disso, o passeio também oferece degustação de vinhos. O turista ainda poderá visitar as produções de alcachofras e hortaliças.
(Foto: Divulgação)



estacao ferroviaria sao roque 12484Estação Ferroviária: A estação, que fica no fim da avenida João Pessoa, ainda existe e atualmente abriga uma escola municipal. A segunda e principal estação ferroviária foi construída em 1930.
(Foto: Divulgação)



igreja matriz sao roque divulgacao pmsc 12455Igreja Matriz de São Roque: O local foi construído no século XVII pelo povoado de Pedro Vaz. Em 1836 passou por uma ampla reforma em sua estrutura. Em 1837 o novo prédio foi concluído, sendo que a mão de obra foi inteiramente gratuita.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Roque)

Tops da Gazeta