Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quarta, 19 Junho 2019 23:23

Tranquilidade na serra carioca

Conhecida por ser uma região cheia de charme e romantismo, Visconde de Mauá é um dos concorridos redutos de inverno
A região de Visconde de Mauá é emoldurada por araucárias, vales, corredeiras e quedas d'água formadas pelo Rio Preto A região de Visconde de Mauá é emoldurada por araucárias, vales, corredeiras e quedas d'água formadas pelo Rio Preto Portal Visconde de Mauá
Por Priscila Freitas
De São Paulo

Localizada entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Região de Visconde de Mauá é composta por três vilas, divididas entre os municípios de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. Encravada na Serra da Mantiqueira, é uma boa opção para quem deseja descansar em um fim de semana ou feriado prolongado. De acordo com a secretária de Turismo da cidade de Resende, na qual se localiza Visconde de Mauá, o mês de julho é a abertura da temporada de inverno - período dedicado ao vinho e a gastronomia, onde celebram o bem viver nas charmosas pousadas e restaurantes da região.

A vila de Visconde de Mauá fica a 1.300 metros de altitude e seus arredores reservas boas surpresas aos turistas, segundo a turismóloga Ana Cristina Lima. "Na região, os visitantes encontram além do romantismo do frio e uma natureza exuberante, charmosos restaurantes com pratos à base de truta, pinhão e fondues", diz a especialista.

O site Férias Brasil afirma que o conforto e as mordomias não excluem o jeito hippie e rústico de Visconde de Mauá, emoldurada por araucárias, vales, corredeiras e quedas d'água formadas pelo Rio Preto. A região também conta com diversas cachoeiras, como a Poção da Maromba e Santa Clara. "Essas são as prediletas para quem viaja com crianças", afirma Ana.

As noites fritas de Visconde contam com rodas de violão madrugada a dentro e nas pracinhas e calçadas é possível encontrar diversos tipos de artesanato.

Outro opção para conhecer Visconde de Mauá, segundo a secretária de turismo, é cavalgar pelas trilhas, cachoeiras, muito verde e o ar puro da Serra da Mantiqueira. Os passeios podem durar de duas horas até vários dias cavalgando e observando o céu e as estrelas, com guias acompanhando todo o trajeto.

Para quem ainda não sabe, a região é dividida em três vilas: Visconde de Mauá, a porta de entrada; Maringá, a mais agitada; e Maromba, fiel ao estilo mais rústico e mais próxima das principais cachoeiras.

Capital do Pinhão

Todos os anos, em meados de maio, a região se transforma na Capital do Pinhão. A já tradicional festa conta com apoio da Prefeitura de Resende, que disponibilizará toda a infraestrutura necessária, como palco, som, iluminação, banheiros químicos, segurança, e limpeza do local. A festa movimenta o turismo e o comércio locais e, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o evento se apresenta como um dos mais importantes da região, já que, além de integrar a população, preserva hábitos e culturas locais.

"A Festa do Pinhão é um evento tradicional, muito aguardado pelas famílias de Mauá e toda a região, além dos próprios moradores de Resende, que fazem questão de subir a serra e aproveitar o evento", conta o prefeito da cidade.

História de Mauá

Foi em 1908 que nasceu o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, criado por Henrique Irineu de Souza, filho de Irineu Evangelista de Souza, Visconde que recebeu as terras da região em 1870 como concessão do governo imperial para exploração de madeira.

Em 1916 o núcleo foi emancipado pelo presidente da república Venceslau Brás, que dá nome a principal rua da Vila de Visconde de Mauá. O núcleo recebeu grande número de imigrantes de países europeus (como Suíça, Alemanha, Áustria, Portugal, França, Espanha, Polônia, Hungria e Rússia) atraídos pelo sonho de uma nova vida e pela semelhança da Serra da Mantiqueira com os Alpes do Velho Continente. Algumas famílias pioneiras foram responsáveis pela criação das primeiras pousadas.

Na década de 1970 vieram os adeptos do movimento hippie, que fizeram de Visconde de Mauá sua "comunidade alternativa". E, a partir dos anos de 1980, Visconde de Mauá se firmou como região turística, aprimorando sua infraestrutura e se tornando um dos polos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro. Uma mistura ideal de clima de montanha, riachos cristalinos, hospitalidade calorosa e tranquilidade típica de vilarejos.


NÃO DEIXE DE CONHECER


igreja sao sebastiao visconde de maua credito prefeiura de resende 13435Igreja São Sebastião: Erguida em um bucólico recanto da cidade de Resende e se destacando na paisagem, lá está a Igreja de São Sebastião. A capela é simples, mas tem uma beleza que forma um cenário que lembra uma pintura arcadiana.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Resende)



pedra selada vm divulgacao prefeitura de resede 13431Pedra Selada: O local possui 1.755 metros de altitude e está localizada entre Visconde de Mauá e a região da Fumaça. O seu nome deriva do seu formato semelhante a uma sela de montaria. A trilha da Pedra Selada é classificada pelos como uma caminhada semipesada, que dura cerca de 2 horas.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Resende)



fotocachoeiradoriogrande4 13523Cachoeira do Rio Grande: Essa cachoeira encanta a cada olhar, uma queda incrível, água gelada, boa para mergulho.
(Foto: Portal Visconde de Mauá)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado