Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sexta, 02 Agosto 2019 22:34

Holambra e suas flores

O município é o maior exportador de flores da América Latina; cultura agrícola vem desde a sua fundação
A Expoflora é a principal atração turística da cidade. A feira atrai mais de 300 mil turistas por ano, e tem exposições, shows e gastronomia. Um dos eventos mais esperados da feira é a Parada das Flores (foto), mas o evento conta com exposição de flores, apresentação de danças típicas holandesas, mostra de paisagismo e jardinagem, e restaurantes com comida da Holanda A Expoflora é a principal atração turística da cidade. A feira atrai mais de 300 mil turistas por ano, e tem exposições, shows e gastronomia. Um dos eventos mais esperados da feira é a Parada das Flores (foto), mas o evento conta com exposição de flores, apresentação de danças típicas holandesas, mostra de paisagismo e jardinagem, e restaurantes com comida da Holanda Divulgação
Por Vanessa Zampronho
De São Paulo

Um portal de boas-vindas recebe muito bem os visitantes que chegam à Holambra, cidade a 120 km de São Paulo. Com arquitetura típica da Holanda, além da parte paisagística, é um aperitivo do que se está por ver.

Mas nem sempre foi assim. Tudo começou com a Fazenda Ribeirão, destino final de uma leva de imigrantes holandeses que saíram da Europa na Segunda Guerra Mundial. Essa primeira turma de imigrantes, por serem agricultores, produziam leite e derivados. Mas o gado que também veio com eles foi dizimado pelas doenças tropicais da época. Só na década seguinte, com a chegada de mais um grupo de imigrantes da Holanda que começou a plantação de flores.

O negócio deu tão certo que foi criado até um departamento de floricultura e, em 1989, surgiu o leilão de flores e plantas, que hoje é feito de maneira eletrônica. É desse leilão que saem quase todas as flores vendidas no Brasil.

Holambra é uma junção de HOlanda, AMérica e BRAsil. Essa mistura é responsável pelo sucesso da cidade, tanto no quesito comércio de flores quanto no turismo. Um dos principais eventos da cidade é a Expoflora, a maior feira de flores da América Latina. Em 2019 ela acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, sempre de sexta a domingo, das 9h às 19h, com direito a flores, apresentações de danças típicas holandesas e, claro, a culinária: pratos típicos como o pannekoek (panqueca), o vis holand (peixe holandês) nas versões frita e maturada, e os waffles são algumas das opções servidas nos restaurantes da feira.

Mas Holambra não é só Expoflora. Os campos de produção de flores são abertos o ano todo, e é lá que se vê a produção das flores nas estufas. Outro ponto é o Moinho Povos Unidos, de onde se tem uma vista linda da cidade. O Museu de Cultura e História traz um pouco do início da cidade. Tem também a Praça Vitória Régia, que tem um lago cuja orla é linda para fazer caminhadas, e o Parque Van Gogh, com seus chalés tipicamente holandeses, organiza eventos durante o ano. É uma oportunidade de conhecer um pouco da Holanda sem sair de São Paulo!

OUTRAS ATRAÇÕES

A cidade tem atrações durante o ano todo: além da Expoflora, tem o carnaval; o dia do Rei, em 27 de abril, que celebra a ascensão ao trono do príncipe Willem Alexander, e que é feriado nacional na Holanda; o aniversário de Holambra, em 27 de outubro, e o Noeland, que acontece entre novembro e dezembro, e é uma grande celebração ao Natal.

Além do passeio para ver muitas flores, Holambra também tem o Rancho da Cachaça, com produção da bebida de forma artesanal; e sítios e fazendas onde é possível fazer trilhas. Para quem quer conhecer a parte gastronômica da cidade, a rua Dória Vasconcelos é onde estão concentrados os principais restaurantes e comércio da cidade. A arquitetura chama a atenção: prédios coloridos e de construção típica holandesa rendem muitas fotos bonitas.

Para quem vai de ônibus para Holambra, a dica é pegar um ônibus que vai para Campinas, Mogi Mirim ou Mogi Guaçu, visto que não há companhias de ônibus que vão diretamente para lá. Dependendo da cidade, informe-se com o motorista onde se pode descer para chegar a Holambra.

Para ir de avião para Holambra, pegue um voo para Campinas e, de lá, pode-se alugar um carro ou ir até a rodoviária e pegar um ônibus para lá, seguindo as orientações do parágrafo anterior: peça ao motorista para te informar onde descer.

NÃO DEIXE DE CONHECER

moinho povos unidos holambra cred 20904Moinho Povos Unidos: Com 38 metros de altura, o Moinho foi construído para celebrar os 60 anos da imigração holandesa. O Moinho abre de quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h (fecha para almoço), a entrada é R$ 10, é feita com um moleiro (operador do moinho).
(Foto: José Luís da Conceição)



museu de cultura e historia de holambra cred divulgacao 20915Museu de História e Cultura de Holambra: Tem réplicas de casas, utensílios domésticos e tratores usadas pelos imigrantes. Abre de sábado e domingo, das 10h às 17h, e a entrada é R$ 5.
(Foto: Mateus Lustosa)



campos de flores holambra cred divulgacao1 20893Campos de Flores: Depois da Expoflora, é um dos principais atrativos da cidade. É lá que se acompanha as etapas do plantio de flores como rosas, gérberas e crisântemos. Só se pode entrar nos campos com guias de turismo. Consulte as agências de turismo com antecedência para reservar seu lugar.
(Foto: Divulgação)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado