Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sábado, 17 Agosto 2019 12:33

Cartagena: Cultura e belas paisagens

A cidade colombiana fica no mar do Caribe, tem sol o ano todo, programação turística para todos os gostos e tem de tudo um pouco: praia, história e cultura
Chamado de Cerro de La Popa, a cruz está no topo da igreja e convento colonial da Ordem dos Agostinianos Recoletos, construída entre 1606 e 1611. A vista estonteante mostra a mistura da história com a modernidade de Cartagena Chamado de Cerro de La Popa, a cruz está no topo da igreja e convento colonial da Ordem dos Agostinianos Recoletos, construída entre 1606 e 1611. A vista estonteante mostra a mistura da história com a modernidade de Cartagena Jess Kraft
Por Vanessa Zampronho
De São Paulo

Andar pelas ruas de Cartagena é uma aula de história e um banho de cultura, junto com a bela paisagem. A cidade fica ao norte da Colômbia e recebe o calor do mar do Caribe.

Fundada em 1533 e batizada em homenagem à cidade espanhola de mesmo nome, sua localização privilegiada fez dela um dos principais pontos de comércio - seus portos eram bastante movimentados. Exatamente por isso, o império espanhol resolveu protegê-la de outros povos construindo muralhas. Parte delas ainda estão em pé, e é um dos vários pontos turísticos. Mas a história de Cartagena começa bem antes da chegada dos espanhóis. Estudos apontam que havia civilizações que já moravam pela região 4 mil anos antes de Cristo.

Além dos muros, túneis e passagens estreitas foram importantes no processo de fortificação de Cartagena - não é à toa que ela ganha o nome de Cidade Fortificada. Essas construções são uma atração à parte: o complexo histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1984.

Mas Cartagena não se resume a muralhas de proteção. Sua arquitetura chama a atenção pela riqueza de estilos de influências italianas, coloniais e republicanas, e as cores vibrantes, claro. Para se refrescar do calor, as praias são um bom ponto de partida, mas há ilhas que não devem passar batido no passeio, como as Ilhas do Rosário, de água azul-turquesa, e a Isla Barú, bastante movimentada.

A cidade não atrai somente turistas em busca de calor e mar. Cartagena foi a cidade de um dos moradores mais ilustres da Colômbia: o escritor Gabriel García Márquez morou muitos anos lá. Foi em Cartagena que ele escreveu uma de suas obras primas, O amor nos tempos do cólera, em 1985. Mais um motivo para conhecer um pouco do Caribe na América do Sul!

DESTINO PROCURADO

A cidade é procurada o ano todo, mas são nos meses de férias (dezembro-janeiro e julho), a alta temporada, que ela ferve de turistas. Se quiser viajar nesta época do ano, é fundamental reservar hotéis com bastante antecedência.

Não há voos diretos do Brasil para Cartagena. Geralmente a escala é feita em Lima (Peru), Bogotá, capital colombiana, ou a cidade do Panamá. Se tiver um tempo, é possível planejar uma viagem inserindo no roteiro um passeio por estas cidades onde se faz escalas.

A rede hoteleira é bastante ampla, com opções para vários estilos e bolsos. Mas, antes de viajar, é fundamental tomar a vacina contra febre amarela, e também tirar o certificado internacional de vacinação. Turistas brasileiros não precisam de passaporte: basta levar a carteira de identidade com até dez anos de expedição.

O calor é intenso por lá: por ser uma cidade bastante úmida, especialmente entre maio e novembro, quando chove muito, a impressão é de estar andando em uma sauna. Mas isso não quer dizer que entre dezembro e abril as coisas sejam muito diferentes. Mesmo com menos chuva, Cartagena não deixa de ser menos quente. O ar condicionado é quase onipresente por onde se vai - e os turistas agradecem esse ar mais fresco.


NÃO DEIXE DE CONHECER

turismo edificios historicos coloridos 25240Centro Histórico: O colorido dos prédios históricos chama a atenção no centro de Cartagena. Caminhar pelas ruas é ter a certeza de conhecer um pouco dos vários estilos arquitetônicos da cidade, além, claro, da receptividade dos moradores e do calor caribenho.
(Foto: Jess Kraft)



turismo ilhas de rosario colombia cred toniflap 25229Ilhas Rosário: A distância de 100 km da costa vale a pena: a paisagem é de tirar o fôlego. O arquipélago tem 27 ilhas e é um parque nacional natural, criado para proteger os recifes de corais. A água azul-turquesa é um dos atrativos, mas não só: o mar calmo é muito convidativo.
(Foto: Toni Sánchez Poy)



turismo cabana na praia por baru 25253Isla Baru: A ilha é de fácil acesso, dá para ir de ônibus ou van. A Playa Blanca é a única pública da ilha, e é bastante movimentada: a água clara e calma da praia atrai os turistas pela paisagem única.
(Foto: Street Flash)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - [email protected]
Comercial - [email protected]

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - [email protected]
Comercial - [email protected]

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado