Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sábado, 30 Novembro 2019 09:38

Baixada além da praia

Cachoeiras, trilhas, museus e parques entram na lista das atrações turísticas da Baixada Santista
São Vicente traz o Parque Voturuá, que guarda um pedaço da Mata Atlântica em plena cidade São Vicente traz o Parque Voturuá, que guarda um pedaço da Mata Atlântica em plena cidade Yoshio Magario/Prefeitura Municipal de São Vicente
Por Vanessa Zampronho
De São Paulo

Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Guarujá e Cubatão são as cidades que fazem parte da Baixada. E não tem como não pensar nelas sem lembrar das imagens das praias, famosas conhecidas dos paulistanos que descem a serra.

Mas as praias são uma parte das atrações turísticas da região. Há muitas mais, que vão além da orla marítima, como montanhas, museus, trilhas, cachoeiras, parques ecológicos, igrejas e construções históricas.

Essa riqueza turística tem motivos. Um deles tem a ver com a história. Fundada em 1532, São Vicente é a segunda cidade mais antiga do Brasil - a primeira é Cananeia, no litoral sul paulista. Naquela época, os portugueses precisavam proteger suas áreas descobertas de invasores e, para isso, construíram vários fortes à beira-mar. Assim, dava para ver embarcações chegando à distância. Ainda desta época, casarões antigos e igrejas contam um pouco dos primórdios do Brasil e do estado de São Paulo.

Outro motivo é a natureza, de onde vem a maior parte dos atrativos turísticos da Baixada, e nem é só por causa das praias. A serra do Mar, que separa a Baixada do planalto (onde está a Capital), guarda surpresas agradáveis, como a Mata Atlântica e sua fauna e flora, rios, cachoeiras, nascentes e montanhas.

E tem o futebol. Foi em Santos, no time cujo nome homenageia a cidade, que surgiu o rei Pelé. Ele encantou o Brasil e o mundo com suas jogadas incríveis, que renderam três copas do Mundo ao País (em 1958, 1962 e 1970). Para contar um pouco de sua história, o Museu Pelé traz camisas, chuteiras, troféus e outros itens pessoais do jogador. Tem o Aquário de Santos, o mais antigo do Brasil, com mais de 200 espécies de animais e uma das principais atrações turísticas da cidade.

São Vicente traz o Parque Voturuá, que guarda um pedaço da Mata Atlântica em plena cidade, além de ter um zoológico com leões, hipopótamos, aves, saguis, entre outros. O Instituto Histórico e Geográfico tem fósseis, coleções de moedas antigas e pedras brasileiras. Mongaguá tem o Poço das Antas, uma queda d'água que chama a atenção dos turistas. Cubatão tem a cachoeira do Perequê, com 80 metros de altura; Praia Grande tem a Fortaleza de Itaipu, que servia para controlar o movimento de barcos nas redondezas - e hoje está aberta à visitação. Peruíbe tem uma parte da Estação Ecológica de Juréia-Itatins que, além de ser ponto turístico, é um importante polo de estudos sobre a natureza. A Baixada é um verdadeiro conjunto de atrações!

CAMINHOS DA PRAIA

Chegar à Baixada não é difícil. Pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, ambas com 72 km de extensão, o caminho para a praia leva pouco mais de uma hora em dias normais - mas esse percurso leva muito mais tempo nos feriados prolongados

A Anchieta é mais antiga, foi construída em 1947, e é o maior corredor de exportação da América Latina, e não é para menos. É por lá que viajam boa parte das mercadorias que serão embarcadas no porto de Santos, o maior da América Latina também.

Já a Imigrantes é mais recente, de 1976. Ela surgiu porque a Anchieta já não dava conta da vazão de carros e caminhões. Mas ela esbarrava em obstáculos geográficos, como as encostas e montanhas da serra do Mar. Por isso ela conta com um complexo sistema viário, com 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis. É pela Imigrantes que a grande maioria dos turistas desce a serra em direção à Baixada.

Por outro lado, o caminho do mar não acaba com o fim destas rodovias. Há outras, que fazem a ligação com as demais cidades da Baixada. A Piaçaguera-Guarujá liga o continente à ilha de Guarujá, e a Padre Manuel da Nóbrega conecta Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Uma travessia de balsa faz a ligação entre Santos e Guarujá, e a ponte do Mar Pequeno liga São Vicente e Praia Grande.

NÃO DEIXE DE CONHECER

cachoeira do pereque nilton medeiros 510946Cachoeira Véu das Noivas, em Cubatão: É uma das atrações do Parque Ecológico do Perequê, que abre de terça a domingo, das 8h às 17h, e tem entrada gratuita. Para se chegar à cachoeira, a caminhada é de 1h30, por uma trilha de dificuldade média. Mas o esforço compensa: a queda tem 80 metros de altura, e dá para se banhar no lago logo abaixo.
(Foto: Nilton Medeiros)



museu pele francisco arrais 0919 510957Museu Pelé, em Santos: É onde os fãs do futebol e do Rei podem conhecer um pouco da história de um dos maiores jogadores de todos os tempos. Há camisas, troféus e muitas fotos, que contam sua história de Pelé. A entrada custa R$ 10 e ele abre de terça a domingo, das 10h às 18h.
(Foto: Francisco Arrais)



poco das antas mongagua divulgacao prefeitura 510979Poço das Antas, em Mongaguá: Fica no parque Umberto Salomone, aberto diariamente e com entrada a R$ 4. O poço é formado pela queda d'água, que cria uma piscina natural.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Mongaguá)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - [email protected]
Comercial - [email protected]

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - [email protected]
Comercial - [email protected]

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado