Publicidade

X

Turismo

Modernidade paranaense

PLANEJADA. Conhecida por seu planejamento urbano moderno e por suas áreas verdes, Curitiba conta com bons atrativos para os seus visitantes

DOUGLAS

Publicado em 23/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba / /DETANAN

Quem visita Curitiba sai da cidade encantando com sua arquitetura moderna, suas áreas verdes e seu sistema de transporte público eficiente, o que contribui para o turismo. E o que não faltam em Curitiba são atrações turísticas que merecem ser exploradas durante todo o ano. Pelas ruas e espaços verdes da capital, moradores e turistas podem apreciar cartões-postais que são pura nostalgia ou que mostram a riqueza natural, histórica, religiosa e cultural da cidade. Vários desses locais, inclusive, passaram ou estão passando, desde 2017, por renovações feitas pela prefeitura.

"Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, cartões-postais de Curitiba foram revitalizados para garantir uma experiência ainda melhor para quem os visitam", salienta a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Ela cita como exemplos o Bondinho da Rua XV de Novembro, a Capela da Glória, a passarela do Parque Tanguá, a rua Trajano Reis e a Torre Panorâmica das Mercês.

Ela lembra também que, até o início do segundo semestre, curitibanos e turistas poderão voltar a apreciar outra atração imperdível da cidade, o Palácio Belvedere, na Praça João Cândido, no bairro São Francisco. "Belo exemplo do estilo art nouveau, na capital, o Palácio Belvedere foi incendiado no fim de 2017 e está sendo totalmente restaurado pela prefeitura", salienta Tatiana.

Além de seu lado histórico, Curitiba também revela lados mais descolados em suas ruas, alamedas e avenidas. Com bares, brechós, lojas, cafés, coletivos e casas noturnas, esses endereços merecem ser explorados por turistas por reunirem locais que caíram nas graças de jovens antenados e apaixonados por boa gastronomia, cultura, movimentos colaborativos, moda autoral e bicicletas.

"Curitiba tem se transformado e vem ganhando novos empreendimentos criativos por toda a cidade. Com clima meio Brooklyn, meio Berlim, muitas dessas vias têm um cenário inspirador, inclusive, com criativos grafites adornando muros e prédios", destaca Tatiana Turra. Curitiba se tornou uma das mais belas cidades do sul do País e o ViajaNet separou alguns passeios imperdíveis para quem for visitar a capital paranaense.

Santa Felicidade.

Esse é o bairro mais italiano de Curitiba e é repleto de cantinas e restaurantes para comer durante o dia ou à noite. Dentre eles, o mais conhecido é o Madalosso, maior restaurante da América Latina, com capacidade para 4.500 pessoas. O bairro tem outros locais de interesse, como a Igreja de São Judas Tadeu e o Curitiba Antique Car, um espaço dedicado aos apaixonados por carros.

BATEL.

Um dos bairros mais nobres da cidade, o Batel tem ar residencial e exibe um belo casario, mas tem diversos outros atrativos. Lá estão a Praça Espanha, ponto de encontro de crianças, adultos e jovens, que abriga uma feira de antiguidades aos finais de semana; a praça do Japão, inspirada nos Jardins orientais, com uma bela biblioteca, e o Hard Rock Café, único restaurante da famosa cadeia no Brasil.

Rua das Flores

Este pedaço da rua XV de Novembro, mais conhecido como "Rua das Flores", foi a primeira avenida no Brasil fechada para o trânsito de veículos. É outro lugar marcante da cidade e conta com restaurantes, lojas e cafés, além de fotogênicos prédios históricos, artistas de rua e, claro, bancas de flores. Rua XV de Novembro - Matriz. (Priscila Freitas)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TRÂNSITO EM SP

Greve: São Paulo registra 630 km de lentidão no trânsito

Na terça da semana passada (21), no mesmo horário, foram contabilizados 593 km

DIVERGÊNCIAS

População se divide entre apoio e críticas aos motivos da greve em SP

Alguns diziam ser legítimo reclamar, outros não viam propósito no movimento

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software