Elas são um dos pássaros com cérebro mais desenvolvido
Papagaios são encontrados em diversas regiões do planeta; amados no Brasil, inclusive como pets, cerca de um terço das espécies corre risco de desaparecer.
São aves notáveis pela inteligência e que vivem muito, alguns indivíduos maiores podem atingir até os 50 anos; conheça algumas curiosidades sobre essa ave tão amada no país.
1 Bico multifuncional: Com mandíbulas superiores grandes e móveis, os papagaios têm bicos adaptados para diversos usos.
Parte superior não é fixada diretamente ao crânio, o que, com o auxílio de articulações na cabeça, possibilita movimentos em várias direções; isso explica a habilidade que possuem de reproduzir sons e vocalizações.
2 monogâmicos: Essas aves desenvolvem relações duradouras; vivem em grupos sociais ativos e formam pares que permanecem juntos ao longo da vida, demonstrando carinho ao alisar penas, tocar os bicos e compartilhar alimentos.
Apesar disso, poucas espécies dentro da ordem Psittaciformes fazem ninhos fora das árvores; maioria se abriga nas cavidades dos troncos para reprodução.
3 Não é tudo a mesma coisa: Há 426 tipos de papagaios na ordem Psittaciformes, distribuídos em 108 gêneros e 8 famílias distintas.
Entre os grupos estão os Quercypsittidae, Strigopidae e Vastanavidae, todos compartilhando uma característica essencial: a capacidade de voar, usada como principal meio de locomoção.
4 Metade foi domesticado: Mesmo sendo naturais de áreas tropicais e subtropicais, os papagaios se tornaram alvo do comércio mundial por conta da fama como animais domésticos. Fotos: Pexels