Apesar da praticidade do aparelho, alguns alimentos podem estragar ou até representar riscos
Airfryer virou queridinha nas cozinhas por ser rápida, prática e permitir receitas com menos gordura; mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não serve para tudo.
Segundo o jornal O Globo, certos alimentos não devem ser preparados na fritadeira de ar quente; a seguir, veja os cinco alimentos que devem ficar longe da air fryer:
1. Pipoca - fritadeira não atinge a temperatura necessária para estourar os grãos, resultando em perda de tempo e possível dano ao aparelho.
Para estourar os grãos com segurança, a recomendação é usar o micro-ondas ou a panela convencional.
2. Torradas e pães - embora muita gente use a air fryer para transformar o pão amanhecido em torrada, após um tempo, elas tendem a ressecar demais e endurecer.
Além disso, as migalhas se espalham e ficam presas no fundo do cesto, o que dificulta a limpeza e pode até queimar os resíduos nas próximas receitas.
3. Arroz - arroz precisa de água para ser cozido e a air fryer simplesmente não foi feita para esse tipo de preparo; use o fogão ou uma panela elétrica para melhores resultados.
4. Queijo fresco - ao contrário dos queijos empanados congelados, que são preparados para esse tipo de cozimento, queijos frescos como muçarela, brie ou minas derretem muito rapidamente.
Isso pode causar bagunça, fumaça e até danificar o aparelho; se quiser queijo na air fryer, opte por versões empanadas ou já processadas para forno.
5. Frango inteiro - apesar de parecer uma ótima ideia, assar um frango inteiro na air fryer pode ser perigoso.
Como o aparelho precisa de espaço para que o ar circule, uma peça grande demais impede o cozimento uniforme. Fotos: Pexels