Especialista revela como atividades cotidianas podem ser aliadas da memória
Tentar lembrar da infância ou se você trancou a porta antes de sair de casa são tarefas ligadas à memória; porém, com o avanço da idade, falhas podem aparecer.
Manutenção da atividade cerebral exige boa saúde com uma alimentação saudável, estabilidade emocional e organização da rotina para que os estímulos estejam atentos.
Se engana quem pensa que o envelhecimento é sinônimo de perda de memória, pelo menos é o que explica a professora Tatiane Martins Jorge, fonoaudióloga da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP).
'Apesar da perda de neurônios e do processamento mais devagar das informações, manter-se ativo com ocupações de interação e aprendizagem contribui para a preservação da atenção e da memória', conta Tatiane.
Estímulo da memória para fortalecer as atividades cerebrais é algo que pode ser feito no dia a dia; 'todo processo de aprendizagem exige memória, como aprender a usar aplicativos no celular, uma nova receita ou até um jogo.'
Uma ida ao mercado é uma boa oportunidade de exercício; afinal, ao estacionar o carro, é necessário olhar com atenção para a vaga escolhida, olhar o espaço ao redor, estar atento às indicações e imaginar qual o trajeto deve ser feito na volta.
Ao entrar no mercado, a dica que Tatiane dá é fazer uma lista a partir dos itens que estão faltando em casa; 'é preciso depositar atenção no processo, verificar o que está faltando.'
Atividades que exercitam a memória - Aprender algo novo: aprender algo diferente é estimular o cérebro a fazer novas conexões entre os neurônios e aprender novas maneiras de pensar.
Fazer jogos para a memória: jogos como caça-palavras e sudoku, por exemplo, são um ótimo jeito de manter a mente ativa e melhorar a memória e a concentração.
Fazer anotações: anotar aquilo que está ouvindo em uma aula, reunião ou palestra aumenta a capacidade da nossa memória porque ajuda a fixar a informação na mente.
Se movimentar: fazer exercícios físicos com frequência diminui o estresse e aumenta o estímulo de produção de novas conexões cerebrais.
Dormir bem: o descanso adequado recupera todas as funções do sistema nervoso. Fotos: Pexels