5 melhores cidades do Brasil para viver bem depois dos 60 anos

Veja cidades que são um bom lugar para se viver depois dos 60

Brasil entrou oficialmente em um processo de envelhecimento populacional; em 2022, a população com 60 anos ou mais superou 32 milhões de pessoas, representando mais de 15% da população total, aponta o IBGE.

Com esse novo cenário, surgem também novas prioridades: qualidade de vida, acesso à saúde e autonomia financeira.

Uma boa cidade para idosos precisa oferecer uma rede de apoio completa; segundo a startup de imóveis Quinto Andar, transporte público acessível, suporte financeiro, baixo índice de violência e opções de lazer são fundamentais.

Envelhecimento saudável está diretamente ligado à participação ativa da pessoa idosa na sociedade; veja as 5 cidades que mais se destacam no Brasil.

1- São Caetano do Sul, SP - foi a grande vencedora do ranking. Localizada na Grande São Paulo, ela combina um dos melhores índices de longevidade do país com excelente estrutura de saúde, opções culturais e segurança.

Prefeitura oferece diversos programas e projetos específicos para a população idosa, como centros da terceira idade e atividades recreativas. 

2- Vitória, ES - a cidade chama atenção por sua organização urbana e qualidade do sistema público de saúde.

Também se destaca pela baixa taxa de mortalidade de idosos por doenças infecciosas, além de políticas públicas voltadas para a terceira idade, como academias populares e mobilidade urbana que favorecem a prática de atividades física.

3- Santos, SP - reconhecida como uma das melhores cidades do Brasil para envelhecer, a cidade se destaca por políticas inclusivas para pessoas idosas, que representam 25,3% da população local.

Em junho de 2025, a Prefeitura e a Casa do Sol, um residencial que funciona como um lar para idosos, firmaram um termo de colaboração para ampliar o atendimento a idosos.

4- Florianópolis, SC - uma ótima opção para idosos devido à sua alta qualidade de vida, segurança, infraestrutura completa e opções de lazer e cultura voltadas para a terceira idade.

Cidade oferece acesso a serviços de saúde de qualidade, um ambiente mais tranquilo e uma atmosfera amigável.

5- Curitiba, PR - tradicionalmente reconhecida por seu planejamento urbano, Curitiba segue sendo referência em mobilidade e serviços.

É considerada uma cidade amigável para idosos devido ao seu alto Índice de Desenvolvimento Humano, boa infraestrutura, serviços de saúde acessíveis e opções de lazer e segurança. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa