Veja como o teto radiante promete refrescar casas com eficiência, sem vento e sem barulho
Ventiladores de teto sempre foram aliados para aliviar o calor, mas uma tecnologia silenciosa e eficiente promete mudar o jogo no resfriamento residencial: o teto radiante. Fotos: Imagens Ilustrativas
Baseado em princípios diferentes dos ventiladores tradicionais, o sistema radiante de teto refresca o ambiente sem correntes de ar e pode diminuir a conta de luz.
Cada vez mais popular em projetos residenciais e comerciais modernos, o teto radiante ganha destaque por unir conforto térmico, economia energética e discrição no design.
Ao contrário do ventilador, que depende da circulação constante do ar, o teto radiante esfria o ambiente usando painéis instalados no forro.
Esses painéis emitem radiação térmica que resfria as superfícies e cria uma sensação uniforme de frescor. Dessa forma, o calor do ambiente é absorvido sem aquele vento incômodo.
O resultado é um clima agradável, sons quase inexistentes e uma queda real na necessidade do consumo dos ventiladores convencionais.
O sistema radiante de teto destaca-se em eficiência energética porque não precisa "empurrar" o ar pelo cômodo, como fazem ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.
Outro grande ponto a favor dos tetos radiantes é o silêncio absoluto.
Por serem embutidos no teto, esses sistemas não ocupam espaço e se integram ao ambiente sem interferir na decoração.