Água estraga? Descubra o que especialistas afirmam sobre data no rótulo

Prazo de validade não se refere à água em si

Você já se perguntou se a água engarrafada realmente 'vence'? A verdade é que a água, em sua essência, não tem prazo de validade.

No ambiente natural, ela pode permanecer potável por vários anos, até milhões, mesmo embaixo da terra nos aquíferos.

O que você vê impresso nas embalagens de água tem mais a ver com o recipiente do que com o líquido puro; prazo de validade impresso existe para indicar a durabilidade da garrafa, que muitas vezes é feita de plástico. 

Problema começa quando a água é engarrafada, pois ela se torna vulnerável a contaminações externas, por isso precisa de um prazo de validade.

Letícia Zocarato, engenheira química, explica ao portal do Conselho Regional de Química (CRQ) que o prazo de validade depende muito do tipo da embalagem, por isso cada indústria define uma data.

Embalagem de vidro, por exemplo, isola melhor o líquido do ar ambiente, prolongando a validade, diferente do recipiente de plástico.

Com o tempo, o plástico começa a liberar minúsculos fragmentos chamados microplásticos, que fazem mal à saúde, de acordo com estudos científicos mostrados no portal O Globo.

Oscilações de temperatura e o armazenamento inadequado das garrafas de água podem intensificar a decomposição do plástico.

No Brasil, a regulamentação é clara sobre os prazos de validade; se a embalagem for de plástico, a validade é de apenas 1 ano após o envase; se a garrafa for de vidro, a validade aumenta para 2 anos. 

Para água gaseificada, os prazos são menores: seis meses para plástico e um ano para vidro; após aberta, a recomendação é consumir em até duas semanas. Fotos: Pexels (ilustrativas)

Veja a matéria completa