Após beber, quanto tempo devemos esperar para dirigir?

Regras de trânsito apertam o cerco contra o álcool no volante

Existem muitas crenças populares e truques supostamente eficazes para acelerar a sobriedade, mas a realidade é que a eliminação do álcool pelo corpo é um processo lento e constante.

É importante que quem tem o hábito de ingerir bebida alcoólica saiba quanto tempo após esse momento de descontração é considerado seguro para iniciar a direção de um veículo.

Uma vez que a pessoa para de beber, o ritmo típico de eliminação é de aproximadamente 0,02 gramas de álcool por hora.

Para se ter uma ideia, uma cerveja 'desaparece' do organismo em cerca de dez horas, mas esse tempo pode variar de acordo com cada pessoa.

Vários fatores individuais influenciam este processo; homens e mulheres geralmente metabolizam o álcool de maneiras diferentes; idade também influencia na forma como corpo processa o álcool.

Além das características individuais, a quantidade e o tipo de bebida alcoólica ingerida têm um impacto direto no tempo necessário para a eliminação.

Beber mais álcool ou bebidas com maior teor alcoólico naturalmente exigirá mais tempo para ser processado pelo organismo.

Frequentemente ouve-se falar de truques que supostamente ajudam a eliminar o álcool mais rapidamente.

No entanto, esses truques não possuem comprovação; a única forma de o corpo eliminar o álcool é com o passar do tempo.

Portanto, diante das normas e do tempo que o corpo leva para eliminar o álcool, a recomendação mais segura é clara: se beber, não dirija.

Única maneira de garantir que você está apto a dirigir é esperando o tempo suficiente para que todo o álcool seja eliminado.

Não confie em truques rápidos ou na sensação subjetiva de sobriedade, pois o álcool continua presente e afetando suas capacidades. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa