Marca chega ao Brasil com superperua de quase mil cavalos
A chinesa BYD segue em franca expansão no mercado brasileiro, inclusive com planos concretos de elevar o nível de seus produtos no país e a percepção por parte do consumidor.
A submarca Denza, divisão premium da BYD, fará sua estreia no Brasil em outubro. Para preparar o terreno, a Denza já fez a primeira aparição em solo brasileiro, durante o "Vogue Celebra", um dos eventos de comemoração aos 50 anos da revista no país.
O escolhido para apresentar a marca ao público brasileiro foi o modelo Z9 GT, misto de cupê com perua e motorização 100% elétrica, com potência máxima próxima de mil cavalos.
Embora ainda seja desconhecida da maioria dos brasileiros, a Denza não é nenhuma novata. Ela surgiu em 2010 por meio de uma parceria com a Mercedes-Benz, resultando em alguns produtos dedicados ao mercado chinês.
Em 2021, a Mercedes-Benz reduziu sua participação na joint-venture para apenas 10%, até abrir mão por completo do negócio no ano passado, quando a Denza passou a ser inteiramente da BYD.
A Denza também confirmou a chegada do modelo B5 e anunciou que terá rede própria de concessionárias para comercialização de produtos e atendimento aos clientes.
O Z9 foi lançado em 2024. Em outros países, é oferecido em carrocerias sedã e perua, ambas com motorização híbrida plug-in ou inteiramente elétrica.
A configuração exibida no Brasil é a GT, nomenclatura designada para a carroceria com pegada "shooting brake", equipada com o conjunto elétrico mais poderoso disponível. Fotos: Divulgação