Cidade abriga mais de 60 granjas e concentra 15% da produção nacional
Com mais de 11 milhões de galinhas contra 20 mil pessoas em 172 km², a cidade de Bastos, no interior de São Paulo, é conhecida como a 'terra do ovo'.
Festa do ovo - maior feira de avicultura do Brasil acontece no mês de julho, ela reúne produtores e entusiastas do setor.
É o principal evento da cidade; feira tem grande impacto na economia local, uma vez que as 60 granjas representam 27% da produção estadual.
Alimento é tão importante que existem inúmeras referências a ele; a "Praça do Ovo" é um grande ponto turístico, cercado por calçadas e lustres com o formato oval.
Centro ainda tem o letreiro 'Capital do Ovo' para os turistas fotografarem; em 2024 a Festa do Ovo movimentou cerca de R$ 20 milhões.
Consumo de ovos - em 2024, o consumo de ovos de galinha no Brasil bateu o recorde de 4,67 bilhões de dúzias ao ano, segundo pesquisa do IBGE.
Estado de São Paulo foi líder nacional com um crescimento percentual de 8,2%, seguido do Paraná, 9,8%, e Espírito Santo, 8% em relação a 2023.
País nunca comprou tantos ovos e os consumiu mais do que dobrou nos últimos 15 anos.
Comércio nacional não depende da exportação, por isso, tarifas externas não influenciam no preço do ovo.
Município com mais galinhas do Brasil foi moldado pela cultura japonesa; investimento nipônico que começou no século passado contribui para alimentar toda a população brasileira.
Em Bastos, o ovo vai além da cozinha: é símbolo de identidade e orgulho local. Fotos: Pexels