Município é reconhecido por ter árvores em quase todos os cantos
Quanto mais a cidade se urbaniza, mais difícil é encontrar um espaço arborizado e com umidade; mas essa cidade é a que possui mais vegetação por residência no Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2022.
Estudo analisou as características em torno da moradia, árvores dentro da residência não foram consideradas; 91,4% das casas desse município estão localizadas em vias públicas que têm pelo menos uma árvore.
IBGE avaliou cada quadra e rua, as árvores precisavam estar no mesmo trecho da rua onde os moradores residiam.
Campo Grande (MS) liderou o ranking como a cidade mais arborizada entre as capitais brasileiras; além disso, em 2025, recebeu o prêmio Tree City of the World pelo sexto ano consecutivo.
Prêmio criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day reconhece cidades comprometidas em manter e celebrar suas florestas urbanas.
Para conquistar o título, as cidades passam por critérios rigorosos, como a existência de um órgão dedicado à gestão das árvores e a criação de leis específicas para o manejo da arborização.
Segundo o ranking IPS desenvolvido pela organização Social Progress Imperative, Campo Grande é a segunda melhor capital brasileira com a melhor qualidade de vida, com 69,63 pontos atrás apenas de Curitiba.
Diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável do País participaram da produção do IPS Brasil 2025.
Para fazer o ranking, os municípios são distribuídos em números que variam de 0 (pior cenário) a 100 (melhor cenário).
Campo Grande é uma cidade com excelente qualidade de vida e uma ótima arborização; por isso, é considerada uma das melhores capitais para viver no Brasil. Fotos: Pexels (ilustrativas)