Cidade cria lei para ficar mais bonita, mas acaba eleita mais feia do Brasil

Metrópole foi considerada horrorosa devido à desigualdade, concentração de favelas e trânsito

Em 2006, a cidade de São Paulo criou a Lei Cidade Limpa, com o objetivo de evitar que ela se tornasse feia demais devido ao excesso de anúncios publicitários.

No entanto, a medida parece não ter surtido muito efeito, uma vez que, em 2022, a Capital foi eleita a mais horrorosa do Brasil.

Eleição culminou em uma lista de 20 cidades feias pelo mundo; São Paulo é a única brasileira na lista.

Entre os motivos para a metrópole figurar na análise está a pobreza, a desigualdade e outros critérios.

De acordo com o 4 Travel Advice Lovers, a capital paulista tem características que contribuem para a sua classificação como uma das cidades mais feias do mundo; entre os principais fatores citados estão:

Excesso de arranha-céus desordenados; Trânsito intenso e congestionamentos diários; Poluição do ar e sonora; Contrastes marcantes entre áreas nobres e periferias; Falta de áreas verdes e espaços públicos bem planejados.

Publicação destaca que a urbanização descontrolada prejudicou a estética da cidade; São Paulo priorizou o crescimento econômico e infraestrutura moderna, mas deixou de lado a harmonia visual e o planejamento urbano.

Mesmo figurando entre as cidades menos atraentes do planeta, São Paulo ainda é considerada menos feia do que outras metrópoles.

Como é o caso de Detroit e Houston, nos Estados Unidos, além de Caracas, na Venezuela. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa