Primeiro desse tipo no Brasil, zoológico valoriza cultura e criatividade no interior paulista
Zoológico de bichos de pelúcia em Tabatinga, interior de São Paulo, virou uma atração inédita no Brasil ao transformar a ternura dos brinquedos em uma experiência imersiva e encantadora.
Inaugurado no fim de 2024, o espaço foi criado para valorizar a identidade da cidade, conhecida nacionalmente pela produção de pelúcias, e se tornou um ambiente que une lazer, educação e valorização da cultura local.
Proposta vai além da diversão: busca envolver moradores e visitantes em um universo lúdico, com forte apelo emocional e educativo.
Instalado em uma área pública, o projeto contou com um investimento de R$ 3 milhões, provenientes de recursos do estado e da prefeitura.
Ideia de criar um zoológico temático com bichos de pelúcia começou a ganhar forma em 2019, como uma iniciativa para valorizar a vocação industrial da cidade e oferecer um novo atrativo turístico.
Proposta foi amadurecendo ao longo dos anos, até se concretizar no final de 2024, com apoio público e engajamento de moradores e empresários locais.
Com forte ligação com o setor de produção de pelúcias, que gera mais de mil empregos na cidade, o zoológico busca promover um olhar afetivo sobre a indústria local, destacando o talento artesanal envolvido em cada peça.
Montagem dos espaços contou com consultoria especializada em ambientação temática, mas o toque final é todo da cidade: cada pelúcia foi feita por empresas tabatinguenses, reforçando a identidade do lugar.
O setor empresarial também é beneficiado; exposição dos bichinhos contribui para dar visibilidade ao trabalho das empresas locais. Fotos: Pexels (ilustrativas)