Dados foram divulgados pelo índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025
Cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foi classificada como a 8ª cidade mais desenvolvida do Brasil e a 4ª do Estado.
Dados foram divulgados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, na última quinta-feira (8/5).
Edição de 2025 foi desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e foram avaliados 5,5 mil municípios brasileiros, que concentram 99,96% da população do País.
Realizado desde 2008, o IFDM é um estudo que acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Saúde e Educação.
Em sua edição 2025, baseada nos dados de 2023, foram analisados os padrões de desenvolvimento registrados nos municípios.
Índice tem a seguinte classificação: municípios com IFDM entre 0,0 e 0,4: Desenvolvimento Crítico; entre 0,4 e 0,6: Desenvolvimento Baixo; entre 0,6 e 0,8: Desenvolvimento Moderado; entre 0,8 e 1,0: Desenvolvimento Alto.
Rio Preto apresentou avanços nos três quesitos avaliados pelo IFDM em 2025: em educação, o índice subiu de 0,7690 para 0,7996, mantendo o município no nível de Desenvolvimento Moderado;
Na saúde, houve transição para Desenvolvimento Alto, com aumento de 0,7968 para 0,8503; indicador de Emprego & Renda permaneceu em 0,9750, também em Desenvolvimento Alto;
Já o índice geral passou de 0,8469 para 0,8750, mantendo o município no nível de Desenvolvimento Alto.
Segundo o prefeito da cidade, coronel Fábio Cândido, a prefeitura continuará trabalhando para transformar Rio Preto em uma das mais importantes cidades do Estado e do Brasil. Fotos: Pexels