Somente 27,1% da população local mora na área urbana
Considerado o local mais rural do estado de São Paulo e comportando 450 quilômetros apenas de estradas de terra e muita natureza, a cidade de Pedra Bela, no interior paulista, tem encantado os turistas.
Pertencente à região de Campinas, o município é cercado por área verde e tem uma pequena área urbana, composta por ruas estreitas.
O estilo de vida pacato, com um ritmo desacelerado, encanta os moradores, que podem viver tranquilamente até com as portas abertas durante o dia.
Com uma população pequena, estimada em 6,5 mil habitantes, segundo o Censo 2022, a cidade tem o menor grau de urbanização de todo o Estado.
Segundo a Fundação Seade, somente 27,1% da população de Pedra Bela mora na área urbana, ou seja, quase oito de cada 10 habitantes está presente na zona rural.
Para efeito de comparação, em 2010, seis dos 645 municípios paulistas tinham menos de 35% de urbanização. Considerando os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agora apenas Pedra Bela aparece com o índice inferior a 35%.
No Estado, passou de 88,6%, em 1980, para 97%, em 2022, sendo que a população urbana quase dobrou nesse período, totalizando 43,1 milhões de habitantes.
Na região de Campinas, depois de Pedra Bela, as cidades de Tuiuti, com 47,3%, e Pinhalzinho, com 60%, são os municípios com os menores graus de urbanização.
A cidade de Pedra Bela tem no turismo, rural e religioso, no cultivo de eucalipto e na produção de carvão vegetal suas principais atividades econômicas. Fotos: Pexels