Cidade mais silenciosa do Brasil é conhecida pelo 'turismo do sono'

Município tem limite de 55 decibéis nas ruas e é repleta de natureza

Já imaginou visitar um lugar onde o som mais alto é o de uma fonte na praça ou o canto dos pássaros? Em Patrocínio Paulista esse silêncio é rotina.

Com pouco mais de 14 mil habitantes, o município no interior de São Paulo é referência no chamado 'turismo do sono', tendência entre viajantes que buscam descanso, tranquilidade e noites sem ruído.

Ao contrário do que se imagina, o município não possui lei diferentes das demais cidades brasileiras; o que muda é a forma como a legislação é aplicada: ali, a famosa 'Lei do Silêncio' é levada a sério.

E não é só a prefeitura que colabora: os cerca de 14 mil moradores também ajudam a manter a paz e o sossego da cidade.

Limite de ruído permitido em áreas residenciais e comerciais é de 55 decibéis, mais ou menos o volume de uma conversa em tom amigável.

Nos fins de semana, a movimentação se concentra na praça central, onde os jovens se reúnem para conversar.

Mas caixas de som no último volume, nem pensar, isso pode até gerar multa; é justamente esse respeito coletivo que garantiu a fama de cidade mais silenciosa do país.

Entre os pontos mais visitados está a Fazenda Santa Cecília, onde é possível fazer trilhas, passeios de canoa, acampamentos e até interagir com os animais que vivem na propriedade.

Outro destaque da região é a Cachoeira do Guido, com 30 metros de altura; a queda d'água é ponto de encontro de aventureiros que praticam rapel no local. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa