Escolhas estão ligadas à questões como segurança e estratégia de observação
Tão queridos pelos tutores, os gatos costumam explorar os ambientes da casa e, algumas vezes, optam por lugares peculiares para dormir.
Desde a preferência por locais como caixas de papelão como camas caras compradas em pets shops, os gatos guardam instintos curiosos, como o de caçar ou o de vigiar o ambiente.
Curiosos e sempre em alerta, os fatos preferem lugares que os mais se sentirem mais seguros e que permitem uma boa visão do ambiente em sua volta.
Sendo assim, é comum que os felinos busquem locais mais altos ou espaçosos, como caixas, que proporcionam proteção e uma sensação de segurança contra possíveis predadores.
Odor também é muito importante para a escolha do local de descanso; áreas com cheiros familiares, especialmente aqueles associados aos seus humanos favoritos, são as preferidas.
Por isso, estes animais tendem a se aninharem em assentos quentes, impregnados com o cheiro de seus tutores.
Caso seja desejado que o gato comece a dormir em um novo local, é necessário se atentar com as necessidades de segurança, calmaria e conforto.
Como forma de tornar aquela área mais chamativa, é uma boa saída utilizar tecidos com o odor do tutor ou sprays de feromônio; outra ideia é deixar uma caixa de papelão no local, objeto muito querido pelos gatos.
Para repousar, eles preferem se afastar de áreas movimentadas ou ruidosas, buscando ambientes silenciosos, longe de aparelhos eletrodomésticos e agitação humana.
Por fim, escolha um local que dê fácil acesso ao gato para as suas necessidades, como o uso da areia ou o contato com o pote de água e o de ração. Fotos: Pexels