Alguns sinais contribuem para a descoberta de quem foi o escolhido
Gatos têm recebido cada vez mais a atenção e o amor dos humanos, em uma relação tão próxima quanto a de um cachorro.
Uma curiosidade sobre os bichanos é a de que eles costumam ter uma pessoa preferida, não precisando ser necessariamente quem o adotou.
Espécie costuma ser muito desconfiada, custando até confiar 100% em alguém; escolha da pessoa preferida depende de uma combinação de rotina, personalidade, comunicação e ambiente.
Alguns sinais, porém, contribuem para a descoberta de quem foi o escolhido; além disso, existem métodos para melhorar a relação humano-gato.
Como um animal desconfiado, o gato tende a observar cuidadosamente o ambiente e as pessoas ao redor, principalmente se o felino tiver sido resgatado da rua ou adotado já na fase adulta.
Neste processo, ele precisa de um tempo de adaptação para saber em quem pode confiar; com isso, quem mais ajudar a se sentir seguro e adaptado ao ambiente, ganha bons pontos.
Sinais de que você é a pessoa favorita do seu gato - uma vez definido o humano predileto, os gatos dão sinais ao tutor de que ele foi o seu escolhido.
Piscar lentamente ao encará-lo, dormir perto ou em cima pessoa e ficar a seguindo por toda a casa são alguns dos sinais padrões, além de ronronar e amassar pãozinho.
Molly DeVoss, especialista certificada em treinamento e comportamento felino e fundadora da Cat Behavior Solutions, disse ao blog The Dog People, que existem alguns outros sinais, menos conhecidos, como:
Esfregar a cabeça: bater a testa nos braços, pernas ou parte do corpo mais próxima do seu tutor, simboliza que o gato deseja se sentir próximo;
Marcar o cheiro: os gatos têm glândulas odoríferas por todo o corpo; quando eles esfregam suas bochechas, patas ou caudas contra o tutor, isso cria um perfil de perfume compartilhado, fortalecendo seu vínculo;
Mexer no cabelo do tutor: quando o gato tenta lamber ou arrumar o cabelo do dono dele, é outra maneira de deixar evidente seu amor e que se considera parte de sua família;
Esfregar os dentes: além de marcar o cheiro esfregando outras partes do corpo, alguns gatos gostam de esfregar a boca, os dentes e até a saliva deles contra o dono;
Levar brinquedos: os gatos costumam levar seus brinquedos até a sua pessoa favorita como um convite para brincar; além disso, animais mortos também podem ser um sinal de gratidão. Fotos: Pexels