Conheça a maior viagem de ônibus do mundo

Rota percorre mais de 6 mil km, saindo do Brasil e cruzando a Amazônia até os Andes

Pouca gente imagina, mas a viagem de ônibus mais longa do mundo começa no Brasil; rota é operada pela empresa Trans Acreana e parte do Rio de Janeiro com destino final em Lima, capital do Peru.

Trajeto tem cerca de 6 mil quilômetros, leva cinco dias e corta mais de 30 cidades, incluindo São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco, segundo o portal iG Turismo.

Ao longo do caminho, os passageiros atravessam regiões da floresta amazônica e encaram os desafios das estradas nos Andes peruanos, com altitudes que ultrapassam os 3 mil metros.

De acordo com o iG Turismo, o percurso inclui paradas estratégicas que permitem embarques e desembarques em diferentes estados brasileiros.

Além de integrar regiões distantes, a viagem oferece uma visão rara da América do Sul sob uma nova perspectiva, a janela de um ônibus.

Veículos de dois andares oferecem poltronas semi-leito, banheiros, Wi-Fi, pontos USB e cortinas de privacidade, a estrutura dos ônibus deixa a viagem um pouco menos cansativa. 

Há ainda paradas programadas para refeições e banho, o que permite maior comodidade ao longo do trajeto.

Mesmo com o conforto, os passageiros devem estar preparados para os desafios naturais da rota; altitude elevada também pode provocar enjoos e tonturas em quem não está acostumado.

Estradas sinuosas dos Andes exigem atenção redobrada: os motoristas se revezam a cada quatro horas e usam constantemente a buzina para evitar colisões em curvas fechadas e mal sinalizadas.

Apesar disso, muitos viajantes optam pela experiência por conta da possibilidade de levar até 50 kg de bagagem, já que no transporte aéreo as franquias costumam ser mais limitadas.

Atualmente, a linha Rio-Lima tem saídas quinzenais, sempre às quintas-feiras; chegada está prevista para a terça-feira seguinte.

Ainda segundo o iG Turismo, uma passagem saindo de São Paulo no dia 10 de julho de 2025 custa R$ 1.300, sem taxas. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa