Ducati acaba de apresentar a evolução de sua máquina mais extrema
Modelo chega como a superbike de produção mais avançada da marca italiana, unindo desempenho, tecnologia de competição e exclusividade em uma fórmula que a coloca entre os veículos mais impressionantes já oferecidos ao público.
Na prática, a nova Panigale V4 R é o mais próximo de uma moto de competição da marca italiana que pode ser levada para as ruas.
Produzida em série numerada sem que a Ducati tenha revelado o número de unidades , a V4 R traz soluções da MotoGP e do Mundial de Superbike para o dia a dia ao menos para os sortudos que terão acesso a ela.
No centro do projeto está a evolução do motor Desmosedici Stradale R, um V4 de 998 cilindradas projetado para girar alto e oferecer potência digna das pistas.
Em configuração homologada para as ruas, o propulsor já impressiona ao entregar 218 cavalos a 15.500 rpm.
Porém, o verdadeiro potencial surge quando são instalados o sistema de escape completo da Akrapovič e o óleo de competição desenvolvido em parceria com a Ducati Corse, divisão de competição da montadora italiana.
Com o pacote, a potência salta para 239 cavalos, atingidos a 16.500 rpm na sexta marcha. Para chegar a esses números, a Ducati implementou mudanças de peso: pistões 5,1% mais leves.
O resultado é uma resposta ainda mais instantânea do acelerador, aproximando a experiência de pilotagem ao que se encontra em uma moto de corrida de fábrica. Fotos: Divulgação