Fábrica produzirá inicialmente elétrico Dolphin Mini e híbrido Song Pro
Fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, abriu as portas; ocupando o terreno que foi da Ford até o anúncio de encerramento da produção da marca no Polo Industrial de Camaçari, a nova fábrica terá área construída muito maior em relação ao que era da Ford.
Para se ter uma ideia, apenas o primeiro módulo apresentado agora é maior do que toda a área construída da Ford.
Veículo experimental originário do primeiro módulo da fábrica da BYD em Camaçari foi um Dolphin Mini, o carro 100% elétrico mais vendido no Brasil desde sua estreia no mercado brasileiro, no começo do ano passado.
Outro modelo confirmado para a nova fábrica é o híbrido Song Pro.
Segundo a BYD, a fábrica brasileira será a maior da marca fora da China, e sua linha de montagem será uma das mais modernas do mundo, com sistema de sequenciamento inteligente, que prioriza a produção dos modelos com maior demanda.
Cada carro poderá ser rastreado em tempo real enquanto avançar pela linha, com robôs cuidando de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias.
De acordo com a BYD, a nova fábrica evoluirá gradualmente para produção nacional completa, com Estampagem, Soldagem, Pintura e aumento de conteúdo local nos veículos.
Decisão de construir a fábrica na Bahia foi anunciada em julho de 2023, o lançamento da pedra fundamental ocorreu em outubro do mesmo ano, com a BYD oficializando a posse do terreno. Fotos: Daniel Dias/AutoMotrix