Descubra 8 usos surpreendentes da borra de café

Borra de café pode ser usada em receitas, limpeza, beleza e até para evitar escorregões no gelo

Sabe aquele resíduo que sobra após a preparação do café, seja ele coado ou expresso? Essa é a borra do café, a maioria das pessoas joga fora, mas ela pode ter várias utilidades inesperadas.

Na cozinha, no jardim e até na rotina de cuidados com a pele, a borra do café pode ser sua companheira diária; veja 8 formas diferentes de aproveitar a borra.

1. Nutrição para plantas - borra de café contém nitrogênio, potássio e magnésio, por isso é uma ótima refeição de composto ou fonte de nutrientes para plantas, especialmente aquelas acostumadas a solos ácidos, como azaléias, hortênsias e rosas.

2. Repelente de pragas - areia e o odor das migalhas ajudam a manter pulgões, caracóis e formigas longe das plantas e canteiros de flores.

3. Utilidade na limpeza - migalhas podem ser usadas como um abrasivo eficaz ao serem misturadas com o detergente; combinação pode lavar panelas manchadas.

4. Tira o cheiro ruim - coloque pó de café seco em um recipiente aberto na geladeira, no lixo ou nas solas dos seus sapatos, ele absorverá os odores naturalmente.

5. Cuidados de beleza - por ser levemente abrasiva, a borra de café funciona bem como esfoliante; misture com mel ou óleo de coco e use para fazer uma máscara facial, um esfoliante para o corpo ou até um creme revigorante.

6. Para temperar e amaciar carne - ácidos da borra ajudam a deixar a carne mais macia; ela também pode ser usada como tempero ou em marinadas, realçando o sabor de pratos como ensopados.

7. Corantes naturais - com seus taninos, a borra pode tingir tecidos, papel e até ovos de Páscoa, deixando um tom marrom sépia bonito e natural.

8. Antiderrapante no inverno - se estiver lidando com gelo, dá para espalhar a borra seca em calçadas, estradas ou ruas; ela melhora o atrito e ainda ajuda a derreter o gelo, agindo como um descongelante suave. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa