Diferente do que muitos pensam, não se trata de um ato de grosseria
A comunicação é algo importante no dia a dia, incluindo a linguagem não verbal, que pode ser observada por gestos e outras interações em conversas face a face e é muitas vezes mais impactante do que alguma frase dita.
Ela inclui desde gestos até expressões faciais e se torna fundamental para compreender o que uma pessoa realmente sente. Assim, atitudes como desviar o olhar com frequência ocorrem de forma subconsciente e transmitem sentimentos profundos.
Diferente do que muitos pensam, não se trata de um ato de grosseria, mas sim de uma reação natural para algumas pessoas.
Segundo especialistas, olhar para baixo desempenha papéis específicos na regulação das interações sociais, servindo a diversas funções e contextos importantes.
Olhar desviado: um dos mais comuns no cotidiano. Se uma pessoa evita olhar nos olhos, pode indicar indica que ela se sinta ameaçada, insegura ou envergonhada. Na psicologia, desviar o olhar é sinônimo de insegurança ou vergonha;
Olhar fixo e prolongado: demonstra atenção e interesse no que está sendo dito ou feito. Normalmente, vem acompanhado de uma sobrancelha levemente levantada. Contudo, caso o olhar seja mais insistente do que o comum, pode indicar desafio;
Olhos entreabertos: geralmente, expressa uma postura defensiva ou alerta para um possível ataque;
Piscar excessivamente: costuma representar um sinal de nervosismo, denotando inquietude ou vergonha;
Pupilas dilatadas: ocorre quando algo nos desperta interesse ou até mesmo fascínio. É um indicador de atração por algo ou alguém.
Prestar atenção a esses sinais pode revelar muito sobre os sentimentos e intenções que as palavras sozinhas não conseguem expressar. Fotos: Pexels