Estudo revelou impacto do hábito de dormir juntos em humanos e animais
Conviver com os pets tem sido cada vez recorrente nos lares, seja para passar o dia ou até na hora de dormir, com os animais de estimação dividindo muitas vezes a mesma cama que os tutores.
Contudo, essa prática pode gerar dúvidas; para alguns, dormir com os animais no mesmo local pode ser uma atitude de falta de higiene.
Certificar-se que a saúde do animal está em dia e que ele não irá cair da cama durante a noite são alguns das atenções necessárias.
Se o animal estiver bem cuidado e com a saúde e higiene em dia, há benefícios para ambas as partes no ato de dormir juntos; isso foi confirmado em uma pesquisa feita nos Estados Unidos.
Estudo confirmou que a pessoa libera oxitocina (o hormônio da felicidade e do bem-estar) ao dormir com seu pet, o que auxilia em um sono reparador e tranquilo.
Além de garantir que a saúde do animal esteja em dia, o dono precisa tomar alguns outros cuidados; um deles é ficar atento com as ações prévias e noturnas do pet.
Escovar pelos, cortar as unhas e garantir a limpeza também são medidas importantes; pelos podem gerar crises alérgicas em membros da família, e se sujos, também atrapalham na higiene do ambiente.
Caso o tutor costume se mexer muito durante a noite, também é necessário estar atento para evitar que o animal seja machucado no processo.
Tomar cuidado com as beiradas da cama também é importante; caso os pets desejem dormir nos pés dos humanos ou na lateral, certifique-se que ele não irá cair, evitando batidas e fraturas.
Por fim, conhecer a rotina e comportamento noturno do pet é fundamental; tanto cães quanto gatos podem ser tranquilos ou agitados, dormindo a noite toda ou exigindo alguns cuidados.
Com todos os cuidados em dia, este hábito é, na verdade, mais benéfico, com um sentimento de leveza e proteção. Fotos: Pexels