Escorpiões apavoram moradores de bairro em São Paulo

Casos ocorreram em frente a estádio do Palmeiras e em outros pontos de Perdizes

Moradores do bairro Perdizes, na zona oeste de São Paulo, relataram medo após o aparecimento de escorpiões dentro de casas e apartamentos que ficam em andares baixos, nas últimas semanas.

Maioria dos casos aconteceu na rua Palestra Itália, em frente ao estádio Allianz Parque, casa do Palmeiras; via é uma extensão da rua Turiassu.

Há relatos de uma chef de cozinha picada pelo aracnídeo em casa, ao cuidar das plantas.

Animal teria vindo do ralo do banheiro; outro caso aconteceu na avenida Professor Alfonso Bovero, na esquina com a rua Diana, na última sexta-feira (9/5), quando um morador encontrou quatro escorpiões no apartamento.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, os escorpiões foram responsáveis por 134 óbitos e por 202.324 acidentes no País em 2023.

A maioria dos acidentes aconteceu no estado de São Paulo.

Autoridades de saúde só indicam tentar capturar um escorpião se a pessoa se sentir segura e protegida; nesse caso, serão necessários luvas específicas ou um objetivo longo e fino, de superfície lisa.

Também é preciso ter em mãos um frasco plástico fundo, de superfície lisa e tampa (evite potes de vidro que possam quebrar), para colocar o animal depois da coleta.

Instituto Butantan destacou que não se deve usar inseticida ou produto químico para eliminar o escorpião. Fotos: Pexels (ilustrativas)

Veja a matéria completa