Item barato pode ser solução de seus problemas com bananas
Banana é queridinha dos brasileiros; segundo dados do IBGE, ela é a fruta mais consumida no País.
Por ser prática e deliciosa, a banana é uma ótima opção de lanche rápido e saudável; mas ela tem um grande problema: apodrece muito rápido.
Dependendo da temperatura, uma banana recém comprada pode começar a escurecer em dois dias (ou até menos).
Para evitar esse problema, existe uma técnica na cozinha que vai deixar o processo de amadurecimento da fruta mais lento.
Grande segredo é envolver o caule da banana em papel alumínio; ele servirá como uma barreira para as substâncias que apodrecem a fruta e a deixará amarela por mais tempo.
Por que as bananas apodrecem rápido? Em seu processo de amadurecimento, as bananas liberam o gás etileno.
Ele é um agente natural necessário para o crescimento da fruta, pois transforma os amidos presentes nela em açúcares, deixando-a mais doce.
Problema é que o gás etileno continua agindo mesmo depois que a banana já está fora do pé; por isso, o armazenamento interfere diretamente no tempo em que a fruta ficará amarelinha na fruteira.
Bananas tendem a amadurecer mais rápido quando estão deitadas, principalmente se estão em contato com outros alimentos.
Elas são as frutas que mais liberam o gás etileno, então podem, além de amadurecer rápido, acelerar o apodrecimento das outras frutas.
Gás etileno é liberado principalmente pelo caule das bananas; papel alumínio serve como uma barreira para impedir que esse gás escape e, por isso, ela demora mais para ficar mole e escura.
Ao segurar o gás, o papel alumínio impede que a substância entre em contato com o resto da banana, evitando a transformação dos amidos em açúcares.
Fazendo essa simples barreira as bananas durarão mais tempo na fruteira e os lanches da semana toda ficam garantidos; dica funciona ainda melhor se a banana for armazenada em pé. Fotos: Pexels