Produtor de petróleo e melão, esse município se tornou referência em qualidade de vida
Conhecida como a "Terra do sol, sal e petróleo", é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Possui localização privilegiada entre duas capitais importantes do Nordeste: Natal e Fortaleza.
O município é ideal para quem busca qualidade de vida e oportunidades. A sua popularidade está crescendo por conta da economia baseada no petróleo e agronegócio.
Dentre as mais de 160 cidades do estado do Rio Grande do Norte, quatro se destacam com o IDH considerado "alto": Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó, segundo o Pnud de 2013.
Mossoró é uma das cidades de médio porte com mais atrativos do Brasil. Principal expoente de petróleo do estado, a produção de barris saltou de 14 mil por dia no final da década de 2010 para 42 mil barris em 2023.
O crescimento tem data de início: 2019, quando a empresa PetroReconcavo empresa focada em petróleo e gás natural passou a explorar a região da bacia de Potiguar (localizada na costa do Rio Grande do Norte).
Em 2024, a PetroReconcavo possuía 55 concessões para exploração do líquido nas bacias Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.
O investimento impulsionou empregos na cidade. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN, o setor de comércio gerou 677 novos empregos formais e o serviço abriu 3.749 postos de trabalho até setembro de 2024.
O valor representa mais que o dobro do que foi registrado até setembro de 2021. Comprova o crescimento de Mossoró.
Mossoró é conhecida como uma das maiores cidades na exportação de sal, mas a fruticultura irrigada é outro ouro da região. Fotos: Pexels (ilustrativas)