Se você quer viver por bons anos ainda, ele precisa fazer parte da sua dieta
Todos os vegetais são reconhecidos como excelentes alimentos para a saúde, pois são ricos em vitaminas, fibras e minerais essenciais.
Porém, entre todos eles, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos) destacou um vegetal em especial como o melhor para quem busca longevidade e qualidade de vida.
Ao incluir esse alimento em saladas, smoothies, sopas ou até sanduíches, você garante uma dose extra de compostos poderosos com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater o estresse oxidativo no organismo.
Esse processo, quando não controlado, acelera o envelhecimento celular e aumenta o risco de diversas doenças crônicas (DCNT`s).
Um dos principais componentes do agrião é o isotiocianato de feniletina, substância associada à redução do crescimento de células cancerígenas.
Além disso, esse composto tem ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo o corpo de danos causados pelos radicais livres. Outro destaque vai para a grande quantidade de vitamina K presente no vegetal.
Apenas uma xícara de agrião contém aproximadamente 85 μg dessa vitamina, quase cobrindo a necessidade diária de um adulto, que é de 120 μg. A vitamina K é essencial para a coagulação do sangue, além de contribuir para a saúde dos ossos e do coração.
O agrião também oferece minerais valiosos, como cálcio, magnésio e potássio, fundamentais para reduzir a pressão arterial, equilibrar os níveis de colesterol e fortalecer os ossos.
Seus nutrientes ainda atuam na proteção da visão, já que os antioxidantes presentes no vegetal ajudam a retardar a degeneração ocular relacionada à idade. Fotos: Pexels