Marca japonesa 'queridinha' no Brasil nos anos 90 está de volta

Empresa era conhecida pela alta qualidade, além de um preço acessível

Uma marca "sensação" dominou o Brasil nos anos 1990 e começo dos anos 2000: os dispositivos Walkman e Discman, da marca japonesa "Aiwa". O sucesso foi tremendo e todos os brasileiros desejavam um destes.

Os produtos da Aiwa eram inéditos em território nacional, com design, funções e qualidade incomparáveis, além de um preço acessível.

A marca, inclusive, retornou ao Brasil, mesmo que de forma tímida, e reacendeu a nostalgia dos brasileiros. Relembre abaixo.

Sucesso dos produtos Aiwa - Fundada em 1951, a marca japonesa Aiwa se popularizou no Brasil nos anos 1990. Um de seus principais sucessos foi o toca-fitas portátil, chamado de walkman.

Com o tempo a Aiwa se tornou uma febre nacional também com os seus aparelhos de som. Alguns modelos eram extremamente inovadores, chegando a possuir um carrossel capaz de suportar até cinco CDs, uma novidade que o colocava muito na frente da concorrência.

A marca japonesa dominava as vendas nas principais lojas de varejo. Era líder absoluto no mercado e tornava uma missão quase impossível concorrer com eles.

Contudo, após anos de sucesso, a empresa começou a acumular problemas financeiros. Uma má administração acabou colocando em xeque a existência da empresa com mais de 40 anos de história, em 2008. Em crise, acabou comprada pela sua concorrente, a Sony.

Em 2022, a marca retornou ao mercado brasileiro, repondo a saída da Sony, que deixou o Paíos um ano antes.

Atualmente, a Aiwa usa a mesma fábrica que era da Sony, na zona franca de Manaus, que conta com 27 mil metros quadrados. O local pertence ao Grupo MK, que também é dono da conhecida marca Mondial. Fotos: Pexels (ilustrativas)

Veja a matéria completa