Melhores amigos: cães e tutores podem compartilhar mesma personalidade

Convivência é fator determinante para a semelhança

Ideia de que os cães geralmente se parecem com seus donos não passa apenas de uma teoria;de acordo com pesquisas, isso é um fato: cães e humanos tendem a compartilhar traços de personalidade.

Convivência seria o fator determinante: assim como amigos próximos, familiares e parceiros românticos, pets e tutores que passam muito tempo juntos também acabam tendo traços semelhantes, adquiridos do outro.

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia Geral e Neurociência Cognitiva da Universidade Friedrich Schiller indicou que tutores projetam traços da própria personalidade em seus cães ou percebem neles o que esperam ver.

Para o levantamento, foram analisadas mais de duas mil duplas de cães e humanos; participantes tiveram que preencher questionários sobre a própria personalidade e a dos cães, com o foco em cinco traços:

Abertura a experiências, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo.

Resultados apontaram muitas semelhanças entre as respostas dos tutores e as descrições feitas dos cães; isso demonstrou que o modo como os donos veem os animais geralmente reflete nos próprios traços psicológicos.

Comportamento real dos cães também é afetado com isso; cachorros de tutores mais ansiosos tendem a apresentar sinais de estresse com mais facilidade, já os cães de tutores extrovertidos costumam ser mais sociáveis e amigáveis.

Estudo apontou ainda que os pets absorvem o estado emocional dos tutores, capaz de serem reconhecidos por meio de sinais sutis como tom de voz, postura corporal e até cheiros relacionados a emoções humanas.

Mesmo que as personalidades do cachorro e do dono não sejam tão semelhantes assim, ainda assim o afeto e a relação pode ser extremamente próxima e de respeito.

Um cão agitado, cheio de energia, pode até incentivar que o dono adquira hábitos mais saudáveis para as pessoas mais introvertidas, aumentando a conexão. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa