Motos que fizeram história como a Yamaha RD 50

Famosa "Cinquentinha" foi a primeira moto produzida no Brasil

O zumbido marcante e absolutamente irritante da Yamaha RD 50, a primeira motocicleta fabricada no Brasil, conviveu com os ainda iniciantes brasileiros no mundo das duas rodas por bom tempo.

Para o bem e para o mal! A famigerada "Cinquentinha" foi lançada em 1974, dois anos antes de a Honda começar a produzir a CG 125, que transformaria o mercado brasileiro por completo, para sempre.

A "motinho" estreita e esguia da Yamaha era equipada com motor de dois tempos, de 50 centímetros cúbicos de cilindrada, ganhando imediatamente o apelido de "Cinquentinha".

O modelo brasileiro tinha também mais potência, com 6,2 cavalos ante os 4,8 cavalos da moto japonesa, e câmbio de 5 marchas, enquanto a YB 50 tinha um de 4 velocidades.

Outro ponto a favor da RD 50 é que ela podia ser conduzida por menores de idade.

Com isso, a Yamaha apressou o início da produção da moto para poder expô-la ao público já no Salão do Automóvel de São Paulo de 1974, oferecendo ainda uma pista de test-ride para quem quisesse experimentar a novidade.

O painel da "Cinquentinha" era simples, com apenas um instrumento: tendo um velocímetro circular com escala de 140 km/h embora a moto não ultrapassasse os 80 km/h , luzes-espia e a ignição.

Os freios da RD 50 eram a tambor nas duas rodas, enquanto a suspensão tinha garfo telescópico na dianteira e amortecedores duplos na traseira.

A RD 50 contava com rodas de 17 polegadas com raios simples e pneus 2.75, tanto na frente quanto atrás. /Divulgação