Musical brasileiro 'Rio Uphill' estreia em São Paulo

Espetáculo conta uma história de amor e amizade na 'cidade maravilhosa'

O Teatro Villalobos, em São Paulo, se prepara para receber uma temporada inédita do musical 'Rio Uphill', trama original escrita pela brasileira Juliana Pedroso, com colaboração do compositor estadunidense Matthew Gurren e do músico Nanny Assis.

Ambientado em uma favela fictícia no Rio de Janeiro, o ponto de partida do espetáculo é um acontecimento que, às vésperas do Réveillon, cruza os caminhos de Miguel (Bhener), jovem nascido e criado no 'Morro do Sol', e Daniel (Cadu Libonati), morador da zona sul carioca.

A partir deste encontro, Daniel se apaixona pela irmã do novo amigo, Júlia (Carol Botelho) e, em uma sociedade marcada por contrastes, o trio precisa lidar com preconceitos sociais e obstáculos comuns à juventude.

Com canções que misturam samba, forró, funk, rap e rock, o musical, composto por um elenco de 20 atores que representam a pluralidade do povo brasileiro, é dirigido por Gustavo Barchilon.

Idealizado por Juliana Pedroso, brasileira radicada há dez anos nos Estados Unidos, 'Rio Uphill' é o primeiro musical totalmente original com temática e criação brasileiras desenvolvido em Nova York.

A autora e produtora teatral, que escreveu o espetáculo pouco antes da pandemia, explica que a ideia da montagem era, em um primeiro momento, levar a cultura do Brasil para o público da Broadway, mas, agora, seu intuito é trazer o universo da Broadway para o público brasileiro.

Durante a pandemia, sem poder ganhar os palcos, 'Rio Uphill' virou um filme independente, postado no canal para produções teatrais 'Hamilton no Disney+'; a obra recebeu 22 indicações e prêmios internacionais.

Com ingressos a partir de R$ 20, 'Rio Uphill' ficará em cartaz no Teatro Villalobos, em São Paulo, entre sábado (18/1) e domingo (16/2). Fotos: Caio Gallucci/Texto: Mariana Ribeiro