Esse gesto simples pode evitar riscos à saúde da sua família
Para além da sujeira visível, os calçados carregam na superfície algo ainda mais perigoso do que grama e barro.
Por isso, algumas pessoas costumam tirar os sapatos antes de entrar em casa; hábito não é só uma mania, mas uma maneira de preservar a saúde e a higiene de sua família.
Por onde os seus pés passam todos os dias? Metrô, banheiro público, calçadas; em um estudo da Universidade do Arizona (EUA), 96% dos sapatos testaram positivo para bactérias coliformes, encontradas nas fezes.
Além disso, em 27% dos sapatos foi encontrado o micróbio Escherichia Coli., relacionado à diversas infecções, como diarreia com sangue e síndrome do hemolítico-urêmica.
Outros germes podem invadir a sua casa através dos sapatos, como o Clostridium difficile, famoso por causar diarreias intensas, e a superbactéria Staphylococcus aureus, causadora de infecções graves.
Não são só as bactérias que pegam carona na sola do seu sapato; pesquisas mostram que calçados usados na rua podem conter pesticidas, herbicidas e metais pesados, como chumbo.
Longe de ser uma mania ou exagero, tirar os sapatos é uma medida de saúde pública eficaz que você pode adotar em casa.
Uma dica é deixar um espaço específico para os sapatos, comprar uma sapateira, cesta ou disponibilizar chinelos confortáveis para os moradores e convidados de sua casa.
Por mais deselegante que possa parecer pedir para a visita tirar os sapatos, essa medida evita riscos invisíveis. Fotos: Pexels