Novo Honda ZR-V aposta no estilo elegante; veja

Modelo tem proposta de combinar porte elevado dos SUV com dirigibilidade dos sedãs

Conceitualmente, a marca japonesa planejou um veículo com porte imponente de utilitário esportivo, mas que entregasse a estabilidade e a experiência de condução dos sedãs, incluindo uma posição de dirigir menos elevada que a dos SUVs.

Lançado mundialmente em junho de 2022, em outubro de 2023, o ZR-V chegou ao Brasil, importado do México e a projeção da Honda no lançamento era emplacar cerca de mil unidades mensais.

Contudo, em 2024, a média mensal ficou próxima das 500 vendas e, este ano, caiu para exatos 199 emplacamentos mensais, de janeiro a maio.

Modelo ainda mantém o posto de importado mais vendido pela Honda no Brasil e emplaca mais do que o Civic (média de 189 mensais), o CR-V (86) e o Accord (25).

De acordo com a Honda, o nome 'ZR-V' significa 'Z Runabout Vehicle', uma referência à chamada 'Geração Z', uma geração caracterizada por ser nativa digital, que cresceu sob influência da tecnologia e da internet.

Medidas do ZR-V seguem a 'encomenda' da Honda e ficam entre o HR-V e o CR-V em todas as dimensões tem 4,57 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos.

Porta-malas leva 389 litros e a altura livre em relação ao solo é de 17,8 centímetros; visualmente, o estilo externo do ZR-V escapa um pouco do atual padrão estético da linha Honda.

Dentro, o ZR-V preserva mais o estilo atual da marca; painel tem tela digital de 7 polegadas com velocímetro analógico e uma saída de ar horizontal que atravessa o console frontal.

Crossover traz, sob o capô, um 2,0 litros aspirado de quatro cilindro a gasolina, com quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote variável na admissão e no escape.

No site da Honda, o ZR-V aparece com preço a partir R$ 214.500 o mesmo da época do lançamento. Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix