O que significa cruzar os talheres no restaurante?

Posição dos talheres é muito importante na comunicação entre restaurante e cliente

Você fica atento à posição em que seus talheres ficam no restaurante? Segundo as regras da etiqueta, os arranjos de talheres têm significados diferentes e transmitem uma mensagem aos garçons.

No caso da posição em X, a mensagem não é positiva; como os ambientes que exigem alto nível de etiqueta são formais, falar que a comida não te agradou é considerado rude.

Para evitar um clima tenso, uma opção é deixar os talheres cruzados no prato para demonstrar ao garçom sua insatisfação.

Garçom reconhece esse sinal e envia a informação aos chefes de cozinha; essa é uma estratégia utilizada em restaurantes de alta classe, que recebem artistas milionários e grandes empresários.

Além do X, outras formas de posicionar talheres falam mais do que você imagina; para demonstrar que você está satisfeito e apreciou a refeição, por exemplo, deixe os talheres alinhados lado a lado no prato, com o cabo virado para fora.

Esse gesto também informa o garçom que você já terminou de comer e seu prato pode ser retirado.

Já o formato em V, com as pontas dos talheres se encostando no prato e os cabos afastados, indica que o cliente ainda está comendo, mas fez uma breve pausa.

Essas pequenas regras servem para manter a etiqueta em jantares, criando uma comunicação visual que substitui falas embaraçosas.

Garçom não precisa, por exemplo, perguntar se pode retirar os pratos, basta ler os sinais que os talheres lhe passam.

Para sua próxima refeição, pense em como deixará seus talheres na mesa e veja como será bem entendido. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa