Por que jacaré não come capivara?

Animais descansam tranquilamente um ao lado do outro

Jacarés são animais carnívoros que comem desde caranguejos e peixes até pequenos mamíferos. Mas existe um animal que é conhecido por não ser o prato predileto desse predador, e até anda ao lado dele: a capivara.

São comuns na internet vídeos e fotos de capivaras e jacarés um ao lado do outro. Em alguns, a capivara está tão tranquila que até dorme ao lado dos imensos répteis.

Segundo o Pidobiologia, biólogo que faz vídeos sobre o tema nas redes sociais, existem vários motivos para o jacaré não querer comer uma capivara. Entenda:

Segundo conta Pido, jacarés não são como crocodilos, que atacam tudo o que chega perto. Na verdade, o animal é mais consciente do próprio tamanho, e sabem que existem algumas presas grandes demais para serem abocanhadas. Entre elas, a capivara.

"Essas duas espécies aprenderam a conviver no mesmo ambiente, até porque elas nem competem pelo mesmo alimento. Nem teria porque eles brigarem" afirma o biólogo.

Os jacarés, dos quais o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), o jacaré-do-pantanal (Caiman  yacare), a jacaretinga (Caiman crocodilus) são as espécies mais comuns no Brasil, se alimentam principalmente de peixes.

O biólogo Pido conta que a capivara não está no topo do menu dos jacarés, e o roedor que se alimenta principalmente de gramíneas têm ameaças maiores para se preocupar. Predadores terrestres como onças e cobras são ameaças muito maiores para o mamífero.

"Dá até para tirar uma liçãozinha disso aí: se respeitando, dá para dividir o mesmo espaço sem problema nenhum".

Mas fique atento: nem todo vídeo de capivaras e jacarés, entre outros répteis, convivendo são reais. Um vídeo popular, de uma capivara "pegando carona" nas costas de um crocodilo, é fake, segundo o Biólogo Henrique, outro usuário especialista das redes. Fotos: Pexels (ilustrativas)

Veja a matéria completa