Qual é a melhor posição para dormir, segundo a ciência?

Posição traz mais benefícios para a saúde, como melhorias na digestão e circulação sanguínea

Entre as variadas posições possíveis para dormir, uma é a mais recomendada pelos especialistas, por trazer mais benefícios para a saúde.

Segundo um estudo, dormir de lado melhora o descanso e o funcionamento do corpo, especialmente de um lado em específico.

De acordo com os especialistas, dormir de lado proporciona um descanso maior e facilita o funcionamento do organismo humano do que dormir de bruços, o que pode dificultar a respiração.

Também é melhor do que dormir de barriga para cima, pois esta posição joga o peso do corpo sobre as costas, por exemplo.

Contudo, não é apenas dormir para qualquer um dos lados; um deles traz mais benefícios para o corpo: dormir virado para a esquerda.

Dormir desta maneira beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, segundo um estudo publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

Essa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.

Como o coração está mais próximo do lado esquerdo do corpo, dormir desta forma ajuda a impedir a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo.

Coluna também sofre menos pressão com o peso; como o corpo fica deitado de lado, a coluna fica mais alinhada do que quando você se deita de costas ou de bruços. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa