Quantos ovos comer para obter quantidade certa de proteínas?

Nutriente é essencial para a construção dos tecidos

Proteínas são nutrientes essenciais na dieta, porque são responsáveis pela construção dos tecidos do corpo; e um alimento rico em proteínas de alto valor biológico é o ovo.

Mesmo vivendo uma vida sedentária, sem prática diária de exercícios físicos ou foco em hipertrofia, as proteínas ainda são importantes para a renovação dos tecidos.

Alguns desses tecidos, como a pele, se renovam todos os dias.

Mas, quantos ovos é preciso consumir para chegar no nível ideal de proteínas saudáveis no corpo? Cientistas respondem!

Recomendação do Ministério da Saúde é a mesma da OMS; para um ser humano adulto, a recomendação é a ingestão de 0,8 a 1 grama de proteína diária por quilo.

Segundo dados do Observatório da Obesidade, o peso médio dos adultos no Brasil é 79,8 kg entre os homens e 69,6 kg entre as mulheres.

Já a quantidade de proteínas de um ovo depende do tamanho; ovos normais costumam ter 6 gramas de proteína. 

Todos esses dados são estimativas e necessidades nutricionais variam para cada pessoa; para um detalhamento da sua necessidade específica de proteínas, procure um profissional nutricionista.

Considerando que ao longo do dia uma pessoa vai consumir proteínas por outras fontes, seja em carnes, laticínios ou proteína vegetal de leguminosas, um ovo pode suprir a necessidade calórica diária.

Já para a pessoa que busca apenas proteínas de alto valor biológico presentes na gema e na clara, seria preciso ingerir cerca de 10 ovos diários.

Consumo excessivo de proteínas, contudo, pode sobrecarregar os rins, e o excesso de ovos causar desarranjos intestinais.

Considere adicionar um ou dois ovos mexidos no seu café da manhã; isso vai ajudar muito sua saúde. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa