Dormir mais tarde para acordar mais tarde nem sempre é uma boa opção
Seja por rotina corrida, insônia ou só opção, muitas pessoas só dormem tarde da noite, às 23h ou meia-noite.
Mas pesquisadores não recomendam dormir depois das 22h, pois é nesse horário que acontece a 'janela do sono'.
É o que afirma Marianna Magri, nutróloga famosa por dar dicas de saúde em sua página do Instagram; segundo ela, a hora de dormir afeta tanto a saúde hormonal quanto do fígado, e alguns estudos comprovam a hipótese de Magri.
Nutróloga começa dizendo que às 22h o corpo começa um processo hormonal para dormir; segundo explica Colleen Lance, especialista em medicina do sono pela Faculdade de Texas, o corpo regula o sono pela liberação de hormônios.
Se expor a telas muito brilhantes após as 22h, ou jantar muito tarde, pode atrapalhar esse processo de liberação de melatonina que nos faz dormir, explica Lance; isso piora nosso sono em muitos outros aspectos.
É também durante o sono que nosso fígado mais trabalha! Enquanto dormimos, o órgão faz um processo de desintoxicação e metaboliza gorduras.
Segundo afirma o portal Laboratório Vitória, a privação do sono pode ter consequências sérias para a saúde do fígado.
Um estudo publicado na Revista Europeia do Coração analisou dados de mais de 100 mil pacientes para investigar a relação entre sono e saúde cardiovascular.
Estudo concluiu que pessoas que dormem após as 22h são mais propensas a desenvolver problemas cardiovasculares, principalmente mulheres.
Porém, o mais importante, segundo especialistas, é manter uma rotina fixa de sono; seja às 22h, 23h, mais tarde ou mais cedo do que esse intervalo, dormir e acordar sempre na mesma hora te ajuda a ter mais disposição.
No lugar de se concentrar nos dígitos do despertador, prefira focar em consistência. Fotos: Pexels