Renault apresenta novo utilitário esportivo médio

Boreal abre novo capítulo do plano estratégico International Game Plan 2024-2027

Renault é a marca de automóveis francesa mais vendida no mundo, com 1,57 milhão de veículos comercializados em 2024 desses, quase 40% (560 mil unidades) fora da Europa.

Com o Boreal, novo utilitário esportivo médio apresentado mundialmente em 10 de julho, em São Paulo, a Renault abre um novo capítulo do plano estratégico International Game Plan 2024-2027.

Plano pretende investir três bilhões de euros (quase R$ 20 bilhões) até 2027 para lançar oito veículos nos chamados mercados internacionais (fora da Europa).

Após o lançamento dos utilitários esportivos compactos Kardian e Duster e do médio Grand Koleos (este oferecido apenas na Coreia do Sul), a estratégia industrial para o Boreal prevê um sistema de produção em dois continentes.

Em Curitiba, ele será produzido para 17 países da América Latina. Paralelamente, a fábrica de Bursa, na Turquia, fornecerá o carro para 54 outros mercados, incluindo a Europa Oriental, o Oriente Médio e países do Mediterrâneo.

Boreal começará a ser vendido no Brasil no final deste ano; a partir de 2026, chegará a outros países da América Latina, à Turquia e a outros mercados.

Objetivo do modelo é expandir a presença da Renault no segmento de SUVs médios nos mercados nos quais a marca ainda é sub-representada com a América Latina, onde há crescimento na demanda por SUVs para a família.

Boreal traz capô alto e horizontal, grade na cor da carroceria na qual se destaca o logo "Nouvel'R" e a assinatura luminosa inédita inspirada no conceito Niagara.

Arquitetura elétrica e eletrônica é projetada para ser compatível com as regulamentações atuais e futuras. Fotos: Divulgação