Primeiro semestre mostra o avanço gradual das novas marcas no Brasil
Segmento de motocicletas continua sendo o que mais cresce no mercado brasileiro, embalado principalmente com a sólida produção das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), no Amazonas.
Foram vendidas no primeiro semestre deste ano 1.029.297 unidades, com crescimento de 10,3% sobre as 932.932 unidades emplacadas no mesmo período do ano passado.
"Eterna" líder de vendas de motocicletas no Brasil, a Honda, emplacou 696.528 motos de janeiro a junho, com "market share" de 67,6% que chegou a ser de 92% em 2000 e, ao longo da década passada, beirava os 80%.
Yamaha manteve a segunda colocação, com 145.412 vendas e participação de 14,1%, seguida pela chinesa Shineray, que construiu fábrica no Complexo Industrial de Suape (PE), com 58.946 unidades e 5,7 de "share".
Startup brasileira Mottu, dedicada ao aluguel de motos para entregadores, deu início à venda da Sport 110, produzida em parceria com a indiana TVS; vendas da Mottu no primeiro semestre foram de 43.858 unidades, com 4,2% de participação.
Completando o "Top Five", veio a brasileira Avelloz, que importa motos da China, com 14.408 unidades e 1,4% de "share".
Progressiva redução da fatia de participação da Honda é explicada em grande parte pela introdução de novas marcas chinesas e indianas.
Sexta colocação do ranking das marcas ficou com a indiana de origem britânica Royal Enfield, que já conta com linha de montagem em Manaus (AM), com 13.898 vendas e 1,3% de participação. Fotos: Divulgação