Essa ação simples pode te ajudar a evitar fraudes
Com a pressa do dia a dia, às vezes fazemos as coisas no automático; isso acontece, por exemplo, ao sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
Apenas pegar as notas e ir embora pode te colocar em grande risco de fraudes bancárias, segundo o portal RFM.
Ao terminar a operação, o caixa eletrônico ainda pode manter sua conta aberta por alguns segundos; e é nesse momento que pessoas mal-intencionadas podem ver dados da sua conta.
Para evitar esse problema, é importante sempre certificar que sua conta foi corretamente fechada, segundo recomendações de bancos europeus.
Ao clicar no botão 'cancelar', o caixa interrompe qualquer operação, impedindo que outros vejam dados da conta sem autorização.
Ainda para manter a segurança de sua conta bancária é bom evitar imprimir o recibo no caixa eletrônico e esquecê-lo por lá.
Esse papel, que frequentemente é perdido pelo caminho, possui dados bancários pessoais que são um prato cheio para golpistas.
Uma prática antiga, mas que segue atual para evitar roubos, é proteger a senha da conta com a mão; câmeras ou pessoas ao redor podem estar de olho no PIN e tentar acessar seu dinheiro sem que você saiba.
Pessoas simpáticas demais e que 'só querem ajudar' muitas vezes acabam atrapalhando; só aceite auxílio de funcionários do banco, quando necessário.
Ficar atento é a principal forma de se proteger dos golpes; sempre vigie as pessoas ao seu redor no banco e nunca permita aproximações indesejadas. Fotos: Pexels