Spark EUV, produzido na China, deve desembarcar no Brasil ainda este ano

Modelo é fruto de parceria entre a General Motors e as chinesas SAIC e Wulling

General Motors acaba de revelar a identidade de seu mais novo modelo global: o Spark EUV (sigla da marca norte-americana para SUVs 100% elétricos).

Confirmado para desembarcar no Brasil ainda este ano, o novo utilitário esportivo compacto urbano é resultado da 'joint venture SGWM', perceria entre a General Motors e as marcas chinesas SAIC e Wulling.

Produzido na China, o 'jipinho' elétrico já é vendido no mercado chinês com o nome de Baojun Yep Plus e receberá um 'rebadge' incorporando a marca da Chevrolet e nome Spark antes de ser exportado para os mercados da América do Sul.

Novo veículo elétrico virá da China com o mesmo trem de força do Baojun Yep Plus um motor instalado na traseira com 101 cavalos de potência e 14 kgfm de torque, com bateria de 41,9 kWh.

Pelo ciclo CLTC, da China, o Baojun Yep Plus tem autonomia de pouco de mais de 400 quilômetros e deve ser bem reduzida pela contagem do Inmetro.

Investida da gigante norte-americana com o Spark EUV mira na soberania das marcas chinesas no segmento de 100% elétricos atualmente no Brasil; BYD Dolphin Mini e Dolphin EV e o GWM Ora 03 dominam as três primeiras posições de vendas, nesta ordem.

Ainda não divulgado, o preço do Spark EUV terá de ser competitivo para poder encarar os concorrentes diretos; o Baojum Yet Plus é vendido na China a partir de US$ 12.900 (cerca de R$ 73.500 pela cotação atual).

Em termos de tamanho e capacidades, o Spark EUV tem quatro metros de comprimento e 2,70 metros de distância de entre-eixos.

Se o Spark EUV mantiver a mesma capacidade no porta-malas do Baijum Yet Plus, levará vantagem sobre os concorrentes, ficando com 385 litros. Fotos: Divulgação/Texto: Mariana Ribeiro